Como calcular o abaixamento relativo da pressão máxima de vapor?

Índice

Como calcular o abaixamento relativo da pressão máxima de vapor?

Como calcular o abaixamento relativo da pressão máxima de vapor?

Exemplo 2- (ACAFE-SC) O abaixamento da pressão de vapor do solvente em soluções não eletrolíticas pode ser estudado pela Lei de Raoult: P1 = X1. P1, onde P1 é a pressão de vapor do solvente na solução, P1º é a pressão de vapor do solvente puro à mesma temperatura e X1 é a fração molar do solvente.

O que é abaixamento absoluto da pressão máxima de vapor?

A diferença entre a pressão máxima de vapor do solvente puro e a pressão máxima de vapor do solvente em solução denomina-se abaixamento absoluto da pressão máxima de vapor.

Qual a diferença entre Tonoscopia e pressão de vapor?

Tonoscopia é uma propriedade coligativa que constitui na diminuição da pressão máxima de vapor (PMV) de um solvente quando se adiciona a ele um soluto não volátil. Em relação à pressão de vapor de um solvente puro, pode-se dizer que sempre ela será maior do que a pressão de vapor de uma solução.

Como calcular a pressão máxima de vapor?

O abaixamento relativo da pressão máxima de vapor pode ser calculado utilizando-se o valor da molalidade (W), porém, neste caso a molalidade sempre está relacionada diretamente à constante tonoscópica (Kt) do solvente. Caso o exercício não forneça a molalidade, podemos calculá-la na expressão abaixo:

Como ocorre o abaixamento da pressão de vapor da solução?

Daqui resulta uma efetiva diminuição do número de moléculas no estado gasoso, ou seja, uma menor pressão de vapor da solução relativamente ao solvente puro. Este abaixamento da pressão de vapor é independente da natureza das moléculas de soluto mas depende da quantidade relativa de soluto dissolvido e é traduzido matematicamente pela lei de Raoult:

Como calcular a pressão de vapor do solvente?

Nessa expressão temos a subtração da pressão de vapor do solvente pela pressão de vapor da solução. O abaixamento relativo da pressão máxima de vapor pode ser calculado utilizando-se o valor da molalidade (W), porém, neste caso a molalidade sempre está relacionada diretamente à constante tonoscópica (Kt) do solvente.

Como calcular a pressão de vapor de um misto?

Antes de calcular a pressão de vapor de um líquido misto, é preciso identificar as substâncias com as quais você está trabalhando. É importante lembrar que uma solução é formada quando um soluto é dissolvido em um solvente — o químico dissolvido é sempre o soluto, e o químico que dissolve é sempre o solvente.

Postagens relacionadas: