O que é e como se calcula o RF em cromatografia de camada delgada?
Índice
- O que é e como se calcula o RF em cromatografia de camada delgada?
- O que é RF como é calculado?
- O que é RF e como ele é calculado?
- Como se calcula o fator de retenção?
- Como ocorre a cromatografia em camada delgada?
- Quais os fundamentos básicos da cromatografia em camada delgada?
- Como funciona a cromatografia?
- Como funciona a cromatografia gasosa?
- Que outros adsorventes podem ser usados para a cromatografia?
- O que significa tempo de retenção no processo de cromatografia?
O que é e como se calcula o RF em cromatografia de camada delgada?
Na cromatografia de camada fina, o Rf é função da fase estacionária usada e do eluente. Ele é definido como a razão entre a distância percorrida pela mancha do componente e a distância percorrida pelo eluente. Onde: dc = distância percorrida pelos componentes da mistura.
O que é RF como é calculado?
O cálculo do Rf é realizado medindo-se a distância que a substância se deslocou a partir do ponto em que foi aplicada (ds), a partir do centro de gravidade da mancha e divide-se pela distância percorrida pela massa de solvente a partir do ponto da amostra (dm).
O que é RF e como ele é calculado?
O Rf, é o índice de retenção de um composto. É calculado pela razão entre a distância percorrida pela mancha do componente e a distância percorrida pelo eluente.
Como se calcula o fator de retenção?
k' = (tr -tm) / tm fator de retenção ou fator de capacidade é igual à razão molar entre as fases estacionária e móvel!
Como ocorre a cromatografia em camada delgada?
Cromatografia em camada delgada: é uma técnica para líquido-sólido, na qual a fase líquida ascende por uma camada fina de adsorvente sobre um suporte, geralmente, uma placa de vidro colocada dentro de um recipiente fechado. Ao ascender, o solvente arrastará mais os compostos que interagiram menos na fase estacionária.
Quais os fundamentos básicos da cromatografia em camada delgada?
A cromatografia em camada delgada (ou fina) é uma técnica de adsorção líquido-sólido bastante simples e barata, que consiste na separação de uma mistura através da migração por capilaridade diferencial de seus componentes sobre uma camada delgada de adsorvente retido sobre uma superfície plana.
Como funciona a cromatografia?
O processo da cromatografia é feito pela passagem da fase móvel sobre a fase estacionária, dentro de uma coluna ou sobre uma placa. A partir dessa passagem, os componentes da mistura são separados pela diferença de afinidade. ... A adsorção é a propriedade em que um componente da mistura adere à fase estacionária.
Como funciona a cromatografia gasosa?
A Cromatografia Gasosa (CG) é uma técnica para separação e análise de misturas de substâncias voláteis. ... Este fluxo de gás com a amostra vaporizada passa por um tubo contendo a fase estacionária FE (coluna cromatográfica), onde ocorre a separação da mistura.
Que outros adsorventes podem ser usados para a cromatografia?
Cromatografia em camada fina: O material adsorvente pode ser óxido de alumínio, sílica-gel, carvão activo, óxido de magnésio, carbonato de cálcio, amido, sacarose e outras substâncias.
O que significa tempo de retenção no processo de cromatografia?
A Figura 3 mostra um cromatograma, o qual pode ser utilizado para ilustrar os resultados obtidos em uma análise típica empregando-se a cromatografia em fase gasosa. O tempo de retenção (tr) é o tempo transcorrido desde o momento da injeção da amostra até que se tenha obtido o máximo do pico.