Como calcular uma laje em balanço?

Índice

Como calcular uma laje em balanço?

Como calcular uma laje em balanço?

Uma vez que uma laje em balanço trabalha unicamente na direção do balanço, as mesmas podem ser calculadas como vigas retangulares, engastadas em uma extremidade e livre na outra, com uma faixa arbitrária. A fim de facilitar os cálculos, recomendo utilizarmos uma faixa de 1,0 m de largura.

Vão efetivo laje em balanço?

Nas lajes em balanço, o vão teórico é o comprimento da extremidade até o centro do apoio, não sendo necessário considerar valores superiores ao vão livre acrescido da metade da espessura da laje na face do apoio.

Qual a diferença entre marquise e laje em balanço?

Marquises são estruturas em balanço formadas por vigas e lajes ou por apenas uma laje. Normalmente, são projetadas com a função arquitetônica de cobertura e proteção de “halls” de entrada das construções. ... A estrutura da marquise a ser projetada, depende principalmente do vão do balanço e da carga aplicada.

Quantos quilos uma laje comum suporta?

Por normas técnica uma laje pardão suporta até 150 kgf/m2 .

Como saber a espessura da laje?

Espessura mínima da laje maciça e) 12 cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30 kN; f) 15 cm para lajes com protensão apoiadas em vigas, l/42 para lajes de piso biapoiadas e l/50 para lajes de piso contínuas; g) 16 cm para lajes lisas e 14 cm para lajes-cogumelo.

Como dimensionar uma laje em balanço?

Nessa publicação você irá aprender como dimensionar uma laje em balanço, ou seja, com o apoio garantido apenas pelo engastamento em uma viga submetida à torção ou uma laje interna. Vamos realizar esse dimensionamento em apenas três passos:

Quais são os limites mínimos para a espessura de Lajes em balanço?

Nas lajes maciças devem ser respeitados os seguintes limites mínimos para a espessura: [...] 10 cm para lajes em balanço (ABNT NBR 6118:2014 p.74). Também deve-se majorar os esforços solicitantes finais de cálculo, para seu dimensionamento, com o uso do coeficiente γn, conforme a tabela abaixo indica:

Qual a posição correta das escoras em balanço?

A FIG. 1 a seguir apresenta alguns dos possíveis erros na execução das lajes em balanço, e também o diagrama de momento fletor das mesmas na situação de retirada das escoras em ordem incorreta. Fonte: Elaborada pelo autor. Já a FIG. 2 apresenta a posição correta da armadura e o sentido correto de retirada das escoras das lajes em balanço.

Postagens relacionadas: