Como calcular alimentação predial?

Índice

Como calcular alimentação predial?

Como calcular alimentação predial?

Para o cálculo da vazão a ser considerada no dimensionamento do alimentador predial, admite-se, para simplificar, que o abastecimento pela rede seja contínuo e que a vazão que abastece o prédio seja suficiente para atender ao consumo diário no período de 24 horas.

O que é um alimentador predial?

Alimentador predial É a tubulação que liga a fonte de abastecimento a um reservatório de água de uso doméstico, ou seja, é aquela responsável pela entrada de água na edificação.

Como calcular o diâmetro do ramal predial?

O dimensionamento do ramal predial é feito do consumo médio diário do imóvel e da pressão disponível na rede.

Como dimensionar alimentador?

A vazão a ser considerada para o dimensionamento do alimentador predial é obtida a partir do consumo diário: onde: QAP é a vazão mtnima a ser considerada no alimentador predial (l/s) CD é o consumo diário (l/dia).

Qual é o critério utilizado para dimensionar tubulações de recalque?

7.1.1 Dimensionamento das tubulações de recalque e sucção Um critério amplamente utilizado é baseado na velocidade máxima da água na tubulação. Para tubulações de recalque, podemos adotar a velocidade máxima de 2,0 m/s. Para tubulações de sucção, esta velocidade é menor, de 1,0 m/s.

Como dimensionar uma tubulação?

Os 07 passos para dimensionar tubulações de água fria

  1. 1º Passo: Determinar trechos. ...
  2. 2º Passo: Somar pesos de cada trecho. ...
  3. 3º Passo: Estimar vazão. ...
  4. 4º Passo: Determinar o diâmetro mínimo e diâmetro usado. ...
  5. 5º Passo: Verificar velocidade nos trechos. ...
  6. 7º Passo: Determinar as pressões.

O que é o ramal predial e alimentador predial?

O ramal predial é a tubulação compreendida entre a rede pública de abastecimento de água e a extremidade a montante do alimentador predial ou de rede predial de distribuição.

Qual a diferença entre o ramal predial e o alimentador predial?

Ramal predial – É a tubulação compreendida entre a rede pública de distribuição e o hidrômetro ou peça limitadora de vazão. ... Ramal de alimentação – É a tubulação compreendida entre o hidrômetro e a entrada de água no reservatório de acumulação. Reservatório Inferior – É próprio dos edifícios com mais de dois pavimentos.

Como calcular diâmetro do barrilete?

Aplicando a vazão calculada (Qb) de 2,03 l/s e a perda de carga unitária (J) de 0,08 no ábaco de Fair-Whipple-Hsiao, temos o pré-dimensionamento do barrilete. No entanto, também podemos adotar um DN = 50 mm para diminuir a velocidade e perda de carga....
ColunaSomatória de Peso
AF145,00
AF245,00
AF345,00
AF448,50
Mais 1 linha

Qual a velocidade recomendada para o alimentador predial?

A velocidade média da água no alimentador predial deverá estar entre 0,60 m/s e 1.0 m/s, segundo a norma NBR 5626. ... recomendada é: Rs = 2/5 VT 40% Ri = 3/5 VT 60% A reserva de incêndio deverá ser armazenada, na sua totalidade, somente em um dos reservatórios.

Como dimensionar o abastecimento hidráulico predial?

Pensando nisso foi elaborado um projeto de dimensionamento de abastecimento hidráulico predial com base na NBR 5626, que tem como foco dimensionar todo sistema hidráulico, toda tubulação, através de equações matemáticas para que não ocorra à falta de água em todo edifício, o local foi projetado para armazenar água por até dois dias e meio.

Como calcular o consumo de água no prédio?

Para calcular o consumo de água é necessário que conheça a quantidade de pessoas que ocupam o prédio e o consumo diário ao todo. CD = C * P CD = 200 * 0 l Onde: C: Consumo por pessoa (l) Total de Pessoa no Prédio CD: Consumo diário (l) - Reserva técnica de incêndio = 20% do consumo diário:

Qual a importância do abastecimento predial?

1. INTRODUÇÃO A captação de água é muito importante para um bom abastecimento predial. A maior dificuldade em um abastecimento hoje em dia, é garantir o fornecimento de água em um determinado local.

Postagens relacionadas: