Como se calcula inflação acumulada?

Índice

Como se calcula inflação acumulada?

Como se calcula inflação acumulada?

O valor corrigido é obtido a partir do produto entre o valor inicial e o resultado da divisão do número-índice do mês final pelo número-índice do mês anterior ao mês inicial. O resultado desta divisão é o fator que corresponde à variação acumulada do IPCA no período desejado.

Como calcular a variação acumulada?

Como visto acima, deve-se tomar cada valor de porcentagem individual, dividir por 100 e somar com 1. Em seguida multiplica-se cada resultado e no final subtrai de “1”. Para finalizar multiplica-se por 100.

Qual é o valor da inflação acumulada?

Inflação acumulada - qual é o seu valor e relação com o IPCA? Outra importante função do IPCA é ajudar a delimitar a inflação. Anualmente, o governo federal estabelece metas a serem cumpridas. Se a taxa acumulada termina o ano abaixo dessa meta, isso significa que os valores subiram menos que o esperado.

Como calcular a inflação?

A inflação é calculada comparando-se preços de bens padronizados ao longo do tempo — itens como um pão francês ou um litro de leite. Essa informação é dada a você no enunciado ("em 1995, o custo do leite era de R$ 1,00 por litro…") ou pode ser procurada de forma atualizada em páginas com o IPC do Brasil.

Qual a fórmula da taxa inflacionária?

Se você estiver realizando uma pesquisa histórica (por exemplo, examinando a inflação antes e depois do Plano Real), pode ser muito útil obter dados de dois ou três anos diferentes, o que possibilitará a você considerar picos inflacionários que poderiam interferir na tendência econômica de seus estudos. Aprenda a fórmula da taxa inflacionária.

Qual é a inflação?

Este artigo foi visualizado 79 385 vezes. A inflação representa um conceito-chave no estudo da Economia que consiste no aumento dos preços ao consumidor ao longo do tempo. Ela também pode ser usada para calcular a deflação, ou a diminuição nos preços.

Postagens relacionadas: