Como calcular o ativo circulante e o passivo circulante?
Índice
- Como calcular o ativo circulante e o passivo circulante?
- O que é considerado ativo circulante?
- Qual a fórmula para calcularmos o capital circulante líquido?
- O que é o passivo circulante?
- Qual a diferença entre ativo circulante e não circulante?
- Qual é o Ativo Circulante Líquido?
- Quais elementos fazem parte do Ativo Circulante?
- Quais são os ativos não circulantes operacionais?
Como calcular o ativo circulante e o passivo circulante?
Para entender o que significam ativos é preciso então saber o que de fato pode ser compreendido como um bem e um direito.
- Bem. ...
- Direito. ...
- Outros. ...
- Passivo circulante e passivo não circulante. ...
- Situação Patrimonial Líquida. ...
- Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido. ...
- Ativo = Patrimônio Líquido. ...
- Ativo = Passivo.
O que é considerado ativo circulante?
Os ativos circulantes nada mais são do que os bens da empresa que podem ser transformados em dinheiro a curto prazo. Já os não circulantes representam o contrário, ou seja, bens que só podem ser acessados como dinheiro em um prazo maior do que 12 meses.
Qual a fórmula para calcularmos o capital circulante líquido?
Para chegar ao valor do capital de giro líquido (CGL), é necessário subtrair o passivo circulante (PC) do ativo circulante (AC). Temos, então, a fórmula: CGL = AC – PC.
O que é o passivo circulante?
Nesse sentido, o passivo circulante, também chamado de exigível a curto prazo, é o conjunto de obrigações e dívidas a curto prazo de uma empresa. Em outras palavras, todas as obrigações financeiras com prazo inferior a um ano, são consideradas passivo circulante.
Qual a diferença entre ativo circulante e não circulante?
O que diferencia esses dois tipos de ativos é, basicamente, a liquidez. O ativo não circulante inclui todas as contas de longo prazo ou aquelas que são imobilizadas, como imóveis, marcas e patentes, tecnologias, entre outras coisas e que, portanto, não podem ser convertidas em dinheiro de maneira rápida. Não possuem liquidez.
Qual é o Ativo Circulante Líquido?
O ativo circulante líquido, que também pode ser chamado de financeiro, se refere aos recursos que a empresa adquiriu a partir de suas atividades em determinado período ou de suas aplicações financeiras. Alguns exemplos de ativos líquidos são aplicações em ações, fundos de investimentos e também aplicações títulos públicos.
Quais elementos fazem parte do Ativo Circulante?
Quais elementos fazem parte do ativo circulante? As contas patrimoniais e seus elementos podem variar, mas é mais comum encontrarmos neste grupo os seguintes elementos: Contas a receber com período máximo de vencimento dentro do exercício vigente (menor que 360 dias); Investimentos de curto prazo.
Quais são os ativos não circulantes operacionais?
Os ativos operacionais podem ser circulantes ou não circulantes quando não podem ser convertidos em dinheiro no curto prazo. Alguns exemplos de ativos circulantes operacionais são estoques ou duplicatas a receber. Já alguns exemplos de ativos não circulantes operacionais são as ferramentas e equipamentos usados na produção da empresa.