Quando se recolhe o ICMS?
Índice
- Quando se recolhe o ICMS?
- Como lançar o ICMS a recuperar?
- O que são impostos a recuperar?
- Quem é o responsável pelo recolhimento do imposto ICMS?
- Quem paga o ICMS remetente ou destinatário?
- Como calcular o ICMS?
- Qual é o ICMS a recolher?
- Quanto imposto deve ser recolhido como ICMS?
- Como calcular o ICMS interestadual?
Quando se recolhe o ICMS?
Ou seja, toda vez que houver a movimentação de determinadas mercadorias e alguns serviços, este imposto é pago. Sua cobrança é feita quando há emissão de nota ou cupom fiscal, e é uma das principais fontes de arrecadações dos estados, incidindo sobre praticamente todas as operações.
Como lançar o ICMS a recuperar?
Uma forma de contabilizar os impostos recuperáveis pagos na aquisição de mercadorias e insumos da produção é o registro, por ocasião da aquisição desses bens, em contas próprias, classificáveis no ativo circulante, intituladas “IPI a Recuperar” e "ICMS a Recuperar”.
O que são impostos a recuperar?
Impostos a compensar são valores referente a tributos já recolhidos e/ou retidos para os quais a empresa pretende recuperar mediante compensação com tributos da mesma natureza. São contas classificadas no Ativo.
Quem é o responsável pelo recolhimento do imposto ICMS?
O ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação) é de competência dos Estados e do Distrito Federal.
Quem paga o ICMS remetente ou destinatário?
A responsabilidade pelo recolhimento do imposto correspondente à diferença entre a alíquota interna e a interestadual será atribuída: a) ao destinatário, quando este for contribuinte do imposto; b) ao remetente, quando o destinatário não for contribuinte do imposto.
Como calcular o ICMS?
O cálculo do ICMS é feito de forma bem simples. Basta multiplicar o valor da mercadoria pela alíquota referente ao estado em que ocorre a venda do produto ou serviço. Por exemplo, se o produto custa R$1000,00 e o imposto será recolhido no Estado do São Paulo, cuja alíquota é de 18%, o valor do tributo será de R$180.
Qual é o ICMS a recolher?
O ICMS a recolher é o que a empresa deve pagar. A alíquota de ICMS varia de estado para estado e é cobrada quando um mercadoria é vendida, desse forma, é calculada considerando-se o preço da mercadoria. Do valor a ser pago, deve ser deduzido o ICMS a recuperar.
Quanto imposto deve ser recolhido como ICMS?
Ao calcular quanto imposto deve ser recolhido como ICMS você precisa levar em consideração o sistema de créditos do imposto. Ou, como mencionamos mais cedo, a não cumulatividade do ICMS. Digamos que o produto do nosso exemplo foi comprado por você por 118 reais (18 reais destacados como ICMS) e será revendido por você por 177 reais (150 + 18%).
Como calcular o ICMS interestadual?
De posse da alíquota interestadual, os mesmos cálculos devem ser feitos para calcular o ICMS desta operação. No entanto, o ICMS interestadual é completamente destinado ao estado de origem, e o número de transações interestaduais tem crescido demasiadamente em apenas um sentido (sudeste para demais regiões).