Como calcular a dilatação real de um líquido?

Índice

Como calcular a dilatação real de um líquido?

Como calcular a dilatação real de um líquido?

Para medir a dilatação aparente costuma-se utilizar um recipiente cheio até a borda. Ao aquecer este sistema (recipiente + líquido) ambos dilatarão e, como os líquidos costumam dilatar mais que os sólidos, uma quantidade do líquido será derramada, esta quantidade mede a dilatação aparente do líquido.

Qual das afirmações abaixo explica por que é difícil medir o coeficiente de dilatação volumétrica de um líquido?

Difusão térmica. Qual das afirmações abaixo explica por que é difícil medir o coeficiente de dilatação volumétrica de um líquido? ... Um líquido é menos compacto que um sólido. O volume do recipiente também aumenta.

Qual é o coeficiente de dilatação de um líquido?

Coeficiente de dilatação volumétrica
SubstânciaCoeficiente de dilatação volumétrica (ºC-1)
Água1,3.10-4
Mercúrio1,8.10-4
Álcool etílico11,2.10-4
Acetona14,9.10-4
Mais 1 linha

Qual o coeficiente de dilatação de um líquido?

Ou seja, o coeficiente de dilatação real de um líquido é igual a soma de dilatação aparente com o coeficiente de dilatação do frasco onde este se encontra. (1) Um copo graduado de capacidade 10dm³ é preenchido com álcool etílico, ambos inicialmente à mesma temperatura, e são aquecidos em 100ºC.

Como calcular o coeficiente de dilatação volumétrica?

1) Determine o coeficiente de dilatação volumétrica de uma porção de 1 m³ de líquido que sofre uma dilatação de 0,05 m³, quando aquecido de 25ºC para 225ºC. Vamos calcular o coeficiente de dilatação do líquido em questão utilizando a fórmula da dilatação volumétrica:

Como calcular a dilatação aparente?

Para calcularmos o volume de líquido que transborda do frasco, devemos usar a fórmula da dilatação aparente, observe: ΔVap — dilatação aparente (m³) V0 — volume inicial do líquido (m³) γap — coeficiente de dilatação volumétrica aparente (ºC -1)

Qual o coeficiente de dilatação do mar?

Supondo, hipoteticamente, os oceanos como sistemas fechados e considerando que o coeficiente de dilatação volumétrica da água é aproximadamente 2 x 10–4 ºC–1 e que a profundidade média dos oceanos é de 4 km, um aquecimento global de 1 ºC elevaria o nível do mar, devido à expansão térmica, em, aproximadamente,

Postagens relacionadas: