O que é coeficiente de infiltração?

Índice

O que é coeficiente de infiltração?

O que é coeficiente de infiltração?

Por definição, o coeficiente de infiltração representa o número de litros que 1 m² de área de infiltração do solo é capaz de absorver em um dia.

Como calcular o coeficiente de percolação?

De acordo com Souza Pinto (2000), o coeficiente de permeabilidade indica a velocidade de percolação da água quando o gradiente hidráulico é igual à unidade. Esta velocidade, também chamada de velocidade de descarga é calculada dividindo-se a vazão pela área, no caso de um permeâmetro.

Como calcular vala de infiltração?

A fórmula para a vala de infiltração é L= C/Ta, sendo: L = comprimento total da vala, em metros; C = contribuição de despejos, em litros /dia; Ta = taxa de aplicação do efluente, em L/dia*m².

O que é área de infiltração?

A: área de infiltração necessária, que considera as superfícies laterais e de fundo situadas no nível inferior ao tubo de distribuição do afluente, em m²; C: contribuição de esgoto, proveniente do tanque séptico, em Litro/pessoa.

Como funciona vala de infiltração?

Valas de infiltração (II): Esse sistema consiste na escavação de uma ou mais valas, nas quais são colocados tubos de dreno com brita, ou bambu, preparado para trabalhar com dreno retirando o miolo, que permite, ao longo do seu comprimento, escoar para dentro do solo os efluentes provenientes da fossa séptica.

O que são trincheiras de infiltração?

As trincheiras de infiltração são projetadas, principalmente, para armazenamento das águas superficiais, posterior percolação da água no solo e recarga das águas subterrâneas, concomitantemente à retenção de partículas poluentes advindas do escoamento superficial.

Como determinar o coeficiente de permeabilidade?

Para calcular taxa de permeabilidade, basta fazer a seguinte multiplicação: TP x CP, ou seja, 'taxa de permeabilidade prevista' versus 'valor da área do terreno constante da planta de parcelamento do solo aprovada'. É desse modo que se obtém a área permeável mínima.

Como é feita a determinação do coeficiente de permeabilidade?

O grau de permeabilidade de um solo é expresso numericamente pelo “coeficiente de permeabilidade”. A determinação do coeficiente de permeabilidade é feita tendo em vista a lei experimental de Darcy de acordo com a qual a velocidade de percolação é diretamente proporcional ao gradiente hidráulico.

Quando deve ser utilizado a vala de infiltração?

Valas de infiltração (II): Recomendadas para locais onde o lençol freático é próximo à superfície.

Como dimensionar um poço de infiltração?

Para o cálculo do volume do poço de infiltração, foi considerado que a água pluvial descarregada nele infiltraria lentamente durante o decorrer de uma precipitação; assim sendo, o volume do sistema estudado foi considerado igual ao volume total de água precipitado sobre a área de contribuição.

Como obter os coeficientes de infiltração do solo?

-Com os tempos determinados no processo de infiltração das covas, é possível obter os coeficientes de infiltração do solo (L/m² x dia) na curva apresentada a seguir.

Qual o coeficiente de infiltração do terreno?

O coeficiente de infiltração varia de acordo com os tipos de solo, conforme indicado na tabela: uma casa com oito pessoas contribui com 1.200 litros de efluente por dia. Calcular a área necessária das paredes do sumidouro, sabendo-se que o coeficiente de infiltração (Ci) do terreno é de 75,4 litros/m2/dia.

Quais são os coeficientes de infiltração mostrados na tabela 7 da norma?

- Em três pontos do terreno a ser utilizado para disposição do efluente da fossa séptica em sumidouro, fazer perfurações verticais com trado de 30 cm de diâmetro, em profundidades diferentes, determinadas a partir de um pré-dimensionamento, conforme os coeficientes de infiltração mostrados na tabela 7 da norma, já apresentado anteriormente.

Qual a metodologia utilizada para o cálculo da infiltração superficial?

A metodologia que agora se apresenta para o cálculo da infiltração superficial baseia-se em OLIVEIRA (2004) e foi desenvolvida com o intuito de calcular a recarga de águas subterrâneas por balanço hídrico sequencial diário. Este método, na sua forma mais simples, utiliza a equação:

Postagens relacionadas: