Como plantar orquídeas da Mata?

Índice

Como plantar orquídeas da Mata?

Como plantar orquídeas da Mata?

Basta apenas amarrar a orquídea no tronco com um pedaço de arame de cobre ou um barbante. Este tipo de cultivo não requer transplante nem rega. Com uma pequena broca, faz-se dois furos na casca. Pega-se a orquídea que se deseja plantar e faz-se uma boa limpeza em suas raízes e folhas.

Como identificar orquídeas na mata?

“As orquídeas distinguem-se pela forma: todas têm três sépalas e três pétalas. Uma das pétalas costuma sobressair, a que se chama labelo”, explica este investigador de engenharia agronómica, reformado do Instituto de Investigação Científica Tropical.

Como Cuidar de orquídea da mata?

Dicas para cuidar de orquídeas em casa

  1. Tente recriar o ambiente natural da orquídea. ...
  2. Utilize vasos de barro ao invés do plástico. ...
  3. Cuidado na hora de regar a sua planta. ...
  4. Evite a grande exposição ao sol. ...
  5. Nada de exagerar no adubo. ...
  6. Os vasos devem estar distantes uns dos outros.

Quais são as orquídeas da Mata?

  • 1 – Acianthera teres. A primeira orquídea de nossa lista é a Acianthera teres, ela é natural dos estados de Minas Gerais e também de São Paulo. ...
  • 2 – Brasiliorchis schunkeana. ...
  • 3 – Catasetum barbatum. ...
  • 4 – Cattleya walkeriana. ...
  • 5 – Cattleya purpurata. ...
  • 6 – Gomesa crispa. ...
  • 7 – Habenaria repens. ...
  • 8 – Isabelia violacea.

O que é bom para plantar orquídeas?

O melhor material é o barro ou a cerâmica, já que isso ajuda na transpiração da flor. Você pode comprar vasos de vidro ou plástico também. Outro item essencial para os cuidados com a orquídea são os materiais para a sustentação da planta.

Como plantar orquídeas em vasos passo a passo?

A orientação é forrar o fundo do vaso com uma camada de pedras ou cacos de telha para facilitar a drenagem. Complete com substrato e comprima-o sem apertar muito, para firmar a planta. “Se ela ficar balançando, use um espetinho de churrasco para apoiar, fazendo um tutor preso com arame”, ensina Elza.

Onde encontrar orquídeas na mata?

Muitas orquídeas encontradas no meio da vegetação nativa do Brasil, vivem a 30 ou 40 metros de alturas. Na Mata Atlântica, por exemplo, são encontradas espécies que estão fixadas nos troncos e nas copas das árvores há 30, 40 e até 50 anos. Alguns pesquisadores dizem que é possível encontrar orquídeas centenárias até.

Qual a data que as orquídeas florescem?

Algumas espécies dão flores em janeiro, outras em junho, outras em setembro, mas essa não é uma data exata. A época de floração pode atrasar ou adiantar dependendo de fatores como a forma de plantio e o clima da região.

Pode deixar orquídeas no sol?

Em geral, as orquídeas precisam receber sol para se desenvolverem adequadamente, portanto instale suas plantas em locais onde elas possam ser banhadas pelo sol da manhã ou do fim de tarde.

Por que não comprar orquídeas na mata?

Muitos colecionadores ou até mesmo turistas, ao se depararem com orquídeas na mata, acabam arrancando-as do seu habitat natural. Não faça isso! Opte sempre por adquirir mudas de produtores conhecidos e de confiança, que tenham plantas disponíveis para venda. Agora, sim, vamos às dicas!

Como cultivar a orquídea?

No entanto, apesar de serem uma das plantas mais cultivadas, elas geram muitas dúvidas. O que muitas pessoas não sabem é que cultivar orquídeas é mais fácil do que se pensa! Mostraremos, a seguir, dicas e recomendações de cuidados para garantir uma ótima floração dos seus vasos de orquídea ou um lindo orquidário.

Por que não cultivar orquídeas em troncos?

Caso escolha cultivar suas orquídeas amarrando-as em troncos, escolha árvores que não tenham sombra muito densa, como, por exemplo, as mangueiras. É necessário que o local onde as orquídeas ficarão seja bem arejado. Porém, evite sempre ventilação muito intensa, afinal, isso poderá acarretar em danos devido a quedas.

Qual a cor de uma orquídea?

Ela é uma orquídea que pode ser principalmente rupícola e às vezes terrestre. Suas folhas são ovaladas e pontuadas. Durante suas florações, ela consegue gerar entre 3 a 10 flores, sendo a grande maioria da cor vinho. Essa é uma orquídea que é facilmente cultivada em locais mais secos, como o nordeste do Brasil ou o norte de Minas Gerais.

Postagens relacionadas: