O que é coeficiente de inchamento?
Índice
- O que é coeficiente de inchamento?
- Quanto maior o coeficiente de inchamento?
- Como calcular o teor de inchamento?
- Como é determinado o inchamento da areia?
- Qual a importância da determinação do inchamento das areias?
- Quais as condições essenciais que o agregado deve satisfazer?
- Como calcular o teor de umidade do agregado?
- Como se aplica o inchamento?
- Como calcular o coeficiente de correlação?
- Como calcular o coeficiente de umidade?
- Qual a umidade do inchamento?
O que é coeficiente de inchamento?
O coeficiente de inchamento é a relação entre os volumes úmido (Vh) e seco (Vs) de uma mesma massa de agregado (Vh/Vs). O inchamento do agregado miúdo, provocado pela absorção de água livre pelos grãos do agregado, ocasiona a variação do volume aparente, alterando sua massa unitária.
Quanto maior o coeficiente de inchamento?
O inchamento depende da composição granulométrica e do grau de umidade. É maior para areias mais finas. O inchamento aumenta com o acréscimo de umidade até um teor de 4 a 6%, sendo que nesta faixa se dá o inchamento máximo após estes teores o inchamento decresce.
Como calcular o teor de inchamento?
7.5 O coeficiente de inchamento é determinado pela média aritmética entre os coeficientes de inchamento máximo (ponto A) e aquele correspondente à umidade crítica (ponto B).
Como é determinado o inchamento da areia?
A curva de inchamento é expressa em volume relativo em função da umidade. O volume relativo constitui o aumento de volume, expresso em relação ao volume original, que uma determinada massa de areia sofre, devido à umidade. Cada agregado miúdo tem uma diferente curva de inchamento.
Qual a importância da determinação do inchamento das areias?
Curva de Inchamento A determinação do inchamento é de suma importância para a medição dos traços de concreto em volume e para a determinação do volume das padiolas de medição de areia.
Quais as condições essenciais que o agregado deve satisfazer?
As características relevantes do agregado para a composição do concreto incluem: porosidade, distribuição granulométrica, absorção de água, fôrma, resistência à compressão e tipo de substâncias presentes.
Como calcular o teor de umidade do agregado?
Método da Frigideira (Não normatizada): Consiste em coletar duas amostras de 500 g de agregado miúdo saturado. Colocar uma amostra de cada vez na frigideira e levar ao fogo. Mexer até eliminar toda a umidade. Pesar as amostras, fazer a média e aplicar a equação matemática proposta.
Como se aplica o inchamento?
Em linhas gerais a tensão superficial da película de água aumenta a bolha, os grãos de areia se separam. Depois de certa umidade a água toma os esforços e os grãos descem por adensamento. O inchamento se aplica na correção do agregado miúdo do concreto dosado em volume e na aquisição de agregado miúdo em volume.
Como calcular o coeficiente de correlação?
Escreva a equação do coeficiente de correlação. O coeficiente de correlação Pearson é felizmente mais simples de calcular do que as partes que o constituem: a covariância e os desvios-padrão. O coeficiente de correlação de
Como calcular o coeficiente de umidade?
Para cada teor de umidade, calcular o coeficiente de inchamento: Vh = volume do agregado com h% de umidade, em cm3. Vs = volume do agregado seco em estufa, em cm3. Vh/Vs= coeficiente de inchamento do agregado. gh = massa unitária do agregado com h% de umidade, em g/cm3. gs = massa unitária do agregado seco em estufa, em g/cm3.
Qual a umidade do inchamento?
O inchamento varia com a umidade e, conhecendo-se a curva de inchamento (inchamento em função da umidade), basta que se determine a umidade para que se obtenha essa característica. Em linhas gerais a tensão superficial da película de água aumenta a bolha, os grãos de areia se separam.