Como é feito o diagrama de Moody?

Índice

Como é feito o diagrama de Moody?

Como é feito o diagrama de Moody?

O diagrama de Moody é a representação gráfica em escala duplamente logarítmica do fator de atrito em função do número de Reynolds e a rugosidade relativa de uma tubulação. Na equação de Darcy-Weisbach aparece o termo que representa o fator de atrito de Darcy, conhecido também como coeficiente de atrito.

Como calcular fator de atrito de Dárcy?

Esse comportamento deve-se principalmente aos aspectos analíticos entre as variáveis envolvidas na descrição da resistência ao escoamento, pelo fato de que o fator de atrito da Equação de Darcy-Weisbach pode ser escrito como a relação f=8J/Froude² em que J é a perda de carga unitária.

Como usar o diagrama de Rouse?

Para estimar a vazão pelo diagrama de Rouse, necessitamos conhecer a perda de carga (no caso a perda de carga distribuída) e o comprimento total (no caso o L = 20 m), a partir daí temos que calcular o número adimensional f Re , já que ele não depende da velocidade do escoamento.

Quando usar diagrama de Moody?

I – O Diagrama de Moody é útil para a estimação do fator de atrito a partir do número de Reynolds e da rugosidade relativa tanto para escoamentos laminares como para escoamentos turbulentos.

O que é a perda de carga distribuída?

Esse tipo de perda de carga ocorre em trechos de tubulação retilíneos e de diâmetro constante. Ela se dá porque a parede dos dutos retilíneos causa uma perda de pressão distribuída ao longo de seu comprimento que faz com que a pressão total vá diminuindo gradativamente, daí o nome perda de carga distribuída.

Qual o fator de atrito?

O fator de atrito ou coeficiente de resistência de Darcy-Weisbach, algumas vezes citado como fator de fricção (f) é um parâmetro adimensional que é utilizado para calcular a perda de carga em uma tubulação devida ao atrito.

Como achar F no diagrama de Moody?

Fator de Atrito

  1. Calcular e.
  2. Traçar uma reta vertical com origem no ponto onde se encontra o valor de calculado.
  3. Procurar uma curva que tenha origem no valor de calculado.
  4. Siga essa curva até ela se encontrar com a reta vertical feita anteriormente, marque esse ponto de encontro.

Postagens relacionadas: