Como determinar o domínio e o conjunto imagem de uma função?

Índice

Como determinar o domínio e o conjunto imagem de uma função?

Como determinar o domínio e o conjunto imagem de uma função?

O domínio de uma função de A em B é sempre o próprio conjunto de partida, ou seja, D=A. Se um elemento x A estiver associado a um elemento y B, dizemos que y é a imagem de x (indica-se y=f(x) e lê-se “y é igual a f de x”).

Qual é o conjunto de imagem da função?

O conjunto imagem da função é um subconjunto do contradomínio formado por todos os elementos correspondentes de algum elemento do domínio. Exemplo 1: Encontre a imagem da função f(x) = x² f: R → R: f(1) = 1² = 1, a imagem da função quando x é igual a 1 é 1. f(2) = 2² = 4, a imagem da função quando x é igual a 2 é 4.

Como calcular a imagem de uma função?

Para calcular a imagem de qualquer função, temos que analisar somente duas coisas: a concavidade da parábola (sinal do coeficiente "a") e o valor do Yv. Se o "a" for positivo (a>0) a concavidade é para cima, então a imagem é do Yv até "mais" infinito [ Yv ,+ ∞ );

Como calcular a imagem do segundo grau?

Veja que na última igualdade temos como denominador - (b 2 -4ac) e isso é justamente igual à -, portanto a fórmula final para o cálculo de Yv, também chamado de f (Xv) é: Agora que já vimos como calcular o Yv, podemos calcular a imagem de qualquer função do segundo grau.

Qual é a imagem da função?

O conjunto imagem da função é um subconjunto do contradomínio formado por todos os elementos correspondentes de algum elemento do domínio. Encontre a imagem da função f (x) = x² f: R → R: f (1) = 1² = 1, a imagem da função quando x é igual a 1 é 1. f (2) = 2² = 4, a imagem da função quando x é igual a 2 é 4.

Postagens relacionadas: