Como calcular o beta do ativo?

Índice

Como calcular o beta do ativo?

Como calcular o beta do ativo?

O seu cálculo pode ser realizado por meio da seguinte equação: Beta = Covariância (Rm,Ri) / Variância (Rm). Dessa maneira, para calcular o indicador Beta, é preciso dividir a covariância do retorno da carteira (Ri) com o retorno do índice de mercado (Rm). O valor deve, então, ser dividido pela variância do mercado.

Qual o valor do ativo do beta?

Essa estimativa de valor do ativo se faz pela variação do mercado vezes o Beta. Por isso, é que se fala que ações com o Beta menor que 1 são ações defensivas. Ações que vão se proteger (cair menos) em caso de uma crise de mercado.

Como é calculado o beta?

Índice Beta: como é calculado? O cálculo do beta é realizado por meio de um rácio entre a variação da rentabilidade de um ativo ou um título que deseja analisar, com a variação da rentabilidade de todo mercado. ΔRm- variação do índice de mercado, como o Ibovespa.

Qual a diferença entre o beta e o beta?

Como já falamos, então, o Beta é um indicador de sensibilidade que demonstra como uma variação responde em relação a outra. Muito mais importante do que decorar a fórmula, é entender suas aplicações e limitações. Vamos supor que temos um Ativo A com um beta de 0.5 e um Ativo B com um beta de 1.5.

Como aplicar o beta na prática?

Como aplicar o índice beta na prática? Sabendo usar o índice beta na prática o trader pode tirar vantagem dele e obter bons resultados. Na hora de aplicar é importante ter noção de que se o índice beta estiver muito maior do que 1 a tendência é que aconteça maior alta quando a Ibovespa estiver em alta.

Postagens relacionadas: