Como descrever o movimento do centro de massa?

Índice

Como descrever o movimento do centro de massa?

Como descrever o movimento do centro de massa?

De fato, o centro de massa descreve uma trajetória parabólica. Trata-se um movimento semelhante ao lançamento de projéteis: ele ocorre num plano vertical, com a componente vertical da velocidade sendo constante e a componente vertical acelerada, por conta da força da gravidade.

Qual o centro de massa de cada corpo?

Se o campo gravitacional for uniforme, o centro de massa coincide com o centro de gravidade. 30- 3 Cada corpo tem o seu centro de massa, mas um conjunto de corpos distribuído discretamente no espaço também tem um centro de massa bem definido. Neste caso, o centro de massa depende da localização de cada corpo (figura 5).

Como calcular o centro de massas?

Sendo assim, para calcular a localização do centro de massas em um quadrado é necessário saber inicialmente o valor de seus lados, que será dividido por dois para descobrir o ponto médio, ou seja, L/2.

Qual o centro de massa de um sistema de dois corpos?

Figura 7: Centro de massa de um sistema de dois corpos. Consideremos um sistema de partículas de massa total M = m1+ m2+...= Smi, onde mi é a i-ésima partícula em relação a uma origem arbitrária. O centro de massa do sistema é definido pelo seu vetor posição “r”, dada por: M.r = m1.r1+ m2.r2+ ... = Smi.ri (1)

Qual o exemplo de centro de massa em um corpo homogêneo?

Outro exemplo de centro de massa em um corpo extenso homogêneo pode ser aplicado aos pontos de encontro das diagonais em triângulos não regulares. Para fazermos esse procedimento, devemos utilizar o Baricentro – considerado como o centro de massa e de gravidade de um triângulo homogêneo.

Postagens relacionadas: