Como medir o custo próprio de uma empresa?

Índice

Como medir o custo próprio de uma empresa?

Como medir o custo próprio de uma empresa?

O cálculo do custo de capital próprio não é simples nem direto, mas precisa ser feito. O custo médio ponderado de capital (wacc, em inglês) revela quanto custa para a empresa financiar suas atividades, usando como fontes o capital próprio e o de terceiros.

Como se calcula o custo de ações ordinárias?

O resultado básico por ação deve ser calculado dividindo-se o lucro ou prejuízo atribuível aos titulares de ações ordinárias da companhia (o numerador) pelo número médio ponderado de ações ordinárias em poder dos acionistas (excluídas as mantidas em tesouraria) (o denominador) durante o período.

Como calcular o custo de capital próprio?

O cálculo do custo de capital próprio não é simples nem direto, seja para empresas listadas em Bolsa ou empresas de capital fechado. Uma forma mais pragmática é pegarmos informações diretamente dos acionistas das empresas.

Qual é o custo de capital de uma empresa?

Antes de nos aprofundarmos na análise, vamos deixar claro algumas definições: O Custo de Capital de uma empresa é o retorno mínimo exigido pelos credores e acionistas (ou seja, os financiadores de recursos) para determinar a viabilidade de investimento no negócio.

Qual o custo associado ao capital próprio?

O custo associado ao capital próprio foi calculado em 5%. As dívidas emitidas têm uma yield to maturity de 3,8%, considerando um imposto de 25%. O WACC desta companhia é igual a:

Como calcular o capital próprio?

O custo de capital próprio (Re) pode ser um pouco mais complicado de se calcular ou obter, já que o patrimônio de uma empresa não possui uma taxa de custo associada. Uma das formas utilizadas para calcular o "Re" é medir o CAPM ( Capital Asset Pricing Model).

Postagens relacionadas: