Como calcular o desperdício?

Índice

Como calcular o desperdício?

Como calcular o desperdício?

Para calcular o resto ingesta percapita, obtem-se o valor do resto e divide-se pelo número de comensais. Para calcular o percentual de resto ingesta, multiplica-se o resto por cem e divide-se pelo alimento servido. Foi calculado também o percentual de alimentos não aproveitados.

Como calcular o indicador de sobra limpa?

Para calcular o percentual de sobra utiliza-se a fórmula: % de sobras = sobras prontas após servir as refeições x 100 / peso da refeição distribuída.

Como calcular o percentual de sobras de uma UAN?

(2007): % de Sobras = total produzido- quantidade servida x 100 / total produzido. % de Resto-Ingesta = peso do resto x 100 / peso da refeição distribuída. Foi também classificado o desempenho da UAN através da comparação dos resultados obtidos com a literatura segundo Aragão (2005).

O que é sobra suja e sobra limpa?

Sendo que, sobras sujas são os alimentos que restaram nas cubas após distribuição, e não devem ser reaproveitados; as sobras limpas são os alimentos que foram preparados, porém não foram distribuídos e poderão ser utilizados novamente, desde que seja garantido o controle higiênico sanitário (SABINO, 2016).

Como calcular resto ingesta per capita?

A fim de calcular o resto-ingesta per capita, utilizou-se a equação: per capita do resto-ingesta (Kg) = peso do resto/número de comensais. Para o cálculo de percentual de resto-in- gesta, utilizou-se a fórmula: % de resto-ingesta = peso do resto x 100 peso da refeição distribuída.

O que são sobras limpas?

Sobras limpas são alimentos produzidos e não distribuídos, cujas quantidades indevidas caracterizam uma forma de desperdício. ... O índice de sobras limpas apresentou-se acima do valor esperado para a UAN do presente estudo, caracterizando desperdício.

O que é sobra suja?

Sobra suja é todo alimento produzido e exposto, mas não servido, e RI alimentos servidos, mas não consumidos.

O que é sobra limpa?

Sobras limpas são alimentos produzidos e não distribuídos, cujas quantidades indevidas caracterizam uma forma de desperdício. ... O índice de sobras limpas apresentou-se acima do valor esperado para a UAN do presente estudo, caracterizando desperdício.

Qual é o desperdício para a alimentação animal?

Com este critério, é considerado perda o que é desviado para a alimentação animal. Mas a produção animal destina-se ao consumo humano e, portanto, não se trata, em rigor, de um desperdício (daí a distinção entre "perda", nas fases de produção e indústria, e "desperdício", nas outras).

Como calcular os desperdícios na cadeia de aprovisionamento?

Não é fácil calcular as perdas e os desperdícios na cadeia de aprovisionamento alimentar. Há vários estudos internacionais com diferentes metodologias. O PERDA optou por seguir a da FAO (Food and Agriculture Organization), por permitir a comparação com esses dados.

Como vivemos numa sociedade habituada ao desperdício?

Atualmente vivemos numa sociedade habituada ao desperdício. Mais de um quarto de toda a comida produzida para consumo humano é desperdiçada, e mais de metade dos alimentos são inutilizados devido à ineficiência da cadeia alimentar do Homem.

Quais são as perdas dos alimentos para consumo humano?

O estudo da FAO conclui que cerca de "um terço das partes comestíveis dos alimentos para consumo humano perde-se ou é desperdiçado" - são 1,3 mil milhões de toneladas por ano. Nos países menos desenvolvidos, as perdas acontecem sobretudo na produção, enquanto nos mais desenvolvidos acontecem na distribuição e consumo.

Postagens relacionadas: