Como calcular VPL na mão?

Índice

Como calcular VPL na mão?

Como calcular VPL na mão?

Fórmula do VPL Isso porque adiciona todos os fluxos de caixa futuros de um investimento, considerando a taxa de desconto e o investimento inicial. Logo abaixo você pode observar como calcular o VPL por meio da fórmula: VPL=FC0+FC1 / (1+TMA)1+FC2 / (1+TMA)2+⋯+FCn / (1+TMA).

O que significa um VPL positivo?

Com o VPL positivo, temos uma viabilidade de receitas maiores que as despesas, o que tem um bom índice de rentabilidade. Com o VPL igual a zero significa que as receitas e despesas são iguais, ou seja, a viabilidade se dará em cima de um resultado neutro.

Quando o VPL é bom?

Caso o VPL seja positivo, podemos dizer que o empreendimento é viável. Portanto, quanto mais positivo (ou quanto maior o valor), melhor tende a ser essa avaliação. Porém, se o VPL é negativo, podemos dizer que o negócio não é viável.

Como calcular o VPL?

Logo abaixo você pode observar como calcular o VPL por meio da fórmula: VPL=FC0+FC1 / (1+TMA)1+FC2 / (1+TMA)2+⋯+FCn / (1+TMA). n=0N =FCₙ (1+TMA)ⁿ. TMA – Taxa Mínima de Atratividade. FC₀ – Representa o fluxo de caixa no início da operação (período zero).

Como o VPL leva em consideração o valor do dinheiro?

Isso porque ele permite à empresa levar em consideração o valor do dinheiro no dia em que ele sai do caixa e no dia em que voltará (O VPL traz ao valor presente um valor futuro, lembra?). Aqui no blog já falamos também sobre os métodos de ROI e Payback, muito utilizados devido a sua facilidade de cálculo.

Quais são as diferenças entre VPL e Zero?

No nosso exemplo, teremos que: VPL Negativo = despesas maiores que as receitas, ou seja, o projeto é inviável; VPL Positivo = receitas maiores que as despesas, ou seja, o projeto é viável; VPL Zero = receitas e despesas são iguais, ou seja, a decisão de investir no projeto é neutra.

Postagens relacionadas: