Como calcular VPL na mão?
Como calcular VPL na mão?
Fórmula do VPL Isso porque adiciona todos os fluxos de caixa futuros de um investimento, considerando a taxa de desconto e o investimento inicial. Logo abaixo você pode observar como calcular o VPL por meio da fórmula: VPL=FC0+FC1 / (1+TMA)1+FC2 / (1+TMA)2+⋯+FCn / (1+TMA).
O que significa um VPL positivo?
Com o VPL positivo, temos uma viabilidade de receitas maiores que as despesas, o que tem um bom índice de rentabilidade. Com o VPL igual a zero significa que as receitas e despesas são iguais, ou seja, a viabilidade se dará em cima de um resultado neutro.
Quando o VPL é bom?
Caso o VPL seja positivo, podemos dizer que o empreendimento é viável. Portanto, quanto mais positivo (ou quanto maior o valor), melhor tende a ser essa avaliação. Porém, se o VPL é negativo, podemos dizer que o negócio não é viável.
Como calcular o VPL?
Logo abaixo você pode observar como calcular o VPL por meio da fórmula: VPL=FC0+FC1 / (1+TMA)1+FC2 / (1+TMA)2+⋯+FCn / (1+TMA). n=0N =FCₙ (1+TMA)ⁿ. TMA – Taxa Mínima de Atratividade. FC₀ – Representa o fluxo de caixa no início da operação (período zero).
Como o VPL leva em consideração o valor do dinheiro?
Isso porque ele permite à empresa levar em consideração o valor do dinheiro no dia em que ele sai do caixa e no dia em que voltará (O VPL traz ao valor presente um valor futuro, lembra?). Aqui no blog já falamos também sobre os métodos de ROI e Payback, muito utilizados devido a sua facilidade de cálculo.
Quais são as diferenças entre VPL e Zero?
No nosso exemplo, teremos que: VPL Negativo = despesas maiores que as receitas, ou seja, o projeto é inviável; VPL Positivo = receitas maiores que as despesas, ou seja, o projeto é viável; VPL Zero = receitas e despesas são iguais, ou seja, a decisão de investir no projeto é neutra.