Como calcular o fator de utilização de uma lâmpada?

Índice

Como calcular o fator de utilização de uma lâmpada?

Como calcular o fator de utilização de uma lâmpada?

Para determinar o Fator de Utilização, basta cruzar o valor do Índice do Local (K) calculado anteriormente (dado na horizontal) com os dados de refletância das superfícies do teto, da parede e do piso (dado na vertical).

Como calcular o índice do recinto?

O Índice do recinto é a relação entre comprimento, largura e altura de montagem, ou seja, altura da luminária em relação ao plano de trabalho, de acordo com o tipo de iluminação (direta e indireta)....

  1. = fator/coeficiente de utilização;
  2. = Eficiência do recinto;
  3. = Eficiência da luminária;

Como calcular o número de luminárias?

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

Como calcular índice local?

Para um calculo de índice médio, funcionam tais métodos de fórmulas sendo K = C X L dividido por (C+L) x H onde K equivale a índice médio, C = comprimento do local em metros, L = largura do local em metros e H = altura da luminária com relação ao plano de iluminação para o piso.

O que é o fator de utilização de uma lâmpada?

O Fluxo Luminoso final (útil) que incidirá sobre o plano de trabalho,é avaliado pelo Fator de Utilização. Ele indica, portanto, a eficiência luminosa do conjunto lâmpada, luminária e recinto. O produto da Eficiência do Recinto (ηR) pela Eficiência da Luminária (ηL) nos dá o Fator de Utilização (Fu).

O que é o fator de utilização?

Fator de Utilização: É o fator pelo qual deve ser multiplicada a potência nominal do aparelho para se obter a potência média absorvida pelo mesmo, nas condições de utilização.

Como calcular a depreciação?

Como visto anteriormente, a depreciação é um cálculo baseado na vida útil de um ativo, mas que pode depender de diferentes métodos de depreciação. A forma mais simples de calcular a depreciação gerencial, por exemplo é a partir da diferença entre o valor de aquisição e o valor de venda (ou valor residual).

Que fatores contribuem para a depreciação de um bem?

Todos esses fatores contribuem para a depreciação de um bem, um item que corresponde a todos os desgastes que eles sofrem durante o tempo. Dentro de uma empresa, é essencial ter em mente os cálculos de depreciação porque eles atestam se determinado ativo está apenas gerando prejuízos ou se ainda vale a pena utilizá-lo.

Como é cobrada a depreciação?

De acordo com esse método de depreciação, a depreciação é cobrada na redução do saldo e em uma taxa fixa. Nesse caso, a depreciação é cobrada durante a vida útil de um ativo pelo seu valor contábil.

Qual a quantidade de depreciação cobrada no primeiro ano?

Diz-se que a maior quantidade de depreciação é alocada no primeiro ano, já que nenhuma quantia de capital foi recuperada até então. Portanto, o menor valor de depreciação deve ser cobrado no último ano, à medida que a maior parte do capital investido foi recuperada.

Postagens relacionadas: