Como se calcula o fator de empacotamento?
Como se calcula o fator de empacotamento?
Definindo o fator de empacotamento como a relação entre o volume ocupado pelos átomos e o volume da célula unitária, temos: fator de empacotamento = volume de 1 átomo (esfera) x 2 átomos / volume do cubo.
Como calcular o fator de empacotamento do NaCl?
Este fator é calculado através da pura geometria espacial e plana. Por exemplo , podemos calcular o FEA para o sal de cozinha , NaCl , que apresenta uma célula unitária com reticulado CFC(como na figura abaixo). Definimos o FEA , como: FEA = N x Volume dos átomos/ Volume da célula unitária.
O que é fator de empacotamento e de que depende?
O fator de empacotamento atômico(ou FEA) é um índice que varia de zero a um e representa a fração do volume de uma célula unitária que corresponde a esferas sólidas, assumindo o modelo da esfera atômica rígida. ... Com outra palavras ele mede a fração de espaço da rede que é efetivamente ocupado pelos átomos.
O que é o fator de empacotamento atômico?
Fator de empacotamento atômico (FEA) representa a fração do volume de cada célula unitária que é ocupada pelos átomos.
Por que a estrutura cúbica simples raramente é encontrada na natureza?
O arranjo cúbico simples, embora pertença às estruturas cúbicas, ocorre raramente na natureza devido principalmente ao seu baixo fator de empacotamento (52,3%). ... Na estrutura cúbica simples, existe apenas um átomo em cada vértice do cubo que representa a célula unitária.