Qual a taxa de ganho de capital?
Qual a taxa de ganho de capital?
Pelas regras atuais, a alíquota do IR sobre ganhos de capital é de 15% e 22,5% e a incidência ocorre quando o contribuinte vende ou transfere a posse do imóvel. O prazo para atualizar o valor do imóvel, e pagar uma alíquota menor, pela proposta do governo, será de janeiro a abril de 2022.
Como comprovar o ganho de capital?
Caso a empresa não mantenha a escrituração contábil, então deverá comprovar, mediante documentação hábil e idônea, o valor e data de aquisição do bem ou direito e demonstrar o cálculo da depreciação, amortização ou exaustão acumulada. A tributação do ganho de capital será definitiva, não existindo a possibilidade de restituição ou compensação.
Como calcular a parcela sobre o ganho de capital?
A parcela sobre o ganho de capital a ser paga à Receita pode ser calculada em cima da venda de casas, apartamentos, veículos e, também, ativos financeiros - como é o caso das ações. Para calculá-los, basta aplicar a alíquota referente a cada tipo de venda sobre o ganho capital.
Qual a base de cálculo do Imposto sobre o ganho de capital?
Para a apuração da base de cálculo do imposto sobre a renda incidente sobre o ganho de capital por ocasião da alienação, a qualquer título, de bens imóveis realizada por pessoa física residente no País, a partir de 14.10.2005, serão aplicados fatores de redução (FR1 e FR2) do ganho de capital apurado.
Qual a determinação do ganho de capital?
Na alienação de propriedade rural, a determinação do ganho de capital obedece a forma de tributação utilizada pela empresa no período de apuração em que ocorre a venda. Se tributada pelo lucro real, a determinação do ganho de capital obedecerá ao disposto no RIR/99.