Quais os graus de ionização?
Quais os graus de ionização?
“O grau de ionização (α) é a porcentagem de moléculas do ácido dissolvido em água que efetivamente sofreram ionização.” Por exemplo, quando dissolvemos 1000 moléculas do ácido clorídrico (HCl) em água, a delas sofrem ionização, o que é uma quantidade grande e, por isso, ele é considerado um ácido forte.
Como saber qual é o ácido mais ionizado?
Assim temos que: Ácido forte: aquele que se ioniza em 50%. Ácido moderado (ou semiforte): grau de ionização maior que 5% e menor que 50%. Ácido fraco: a ionização ocorre em apenas 5% de sua molécula.
Como calcular o grau de dissociação?
Sempre que o grau de dissociação for calculado, deve-se, em seguida, multiplicar o resultado por 100, pois essa grandeza apresenta-se como porcentagem. Por meio dessa porcentagem, é possível determinar a força da base segundo os critérios a seguir:
Qual é o grau de dissociação das bases?
Interpretação do grau de dissociação das bases O grau de dissociação é a grandeza utilizada para expressar a força de uma base, ou seja, sua capacidade de conduzir corrente elétrica, a qual depende da quantidade de íons liberados na dissociação.
Qual o grau de ionização da base?
Se esse grau de ionização for aproximado a 100%, a base é considerada forte. Mas, se o valor for igual ou menor que 5%, a base é considerada fraca. Exemplos de bases fortes: Bases dos metais alcalinos (LiOH, NaOH, KOH, RbOH, CsOH) e de alguns metais alcalinoterrosos (Ca (OH) 2, Sr (OH) 2, Ba (OH) 2 ).
Qual o grau de dissociação do hidróxido de sódio?
O grau de dissociação do hidróxido de sódio (NaOH) é igual a 95% a 18ºC, sendo um composto iônico por natureza. Exemplos de bases fracas: O hidróxido de amônio (NH 4 OH) e as bases dos demais metais (das famílias 13, 14 e 15).