Como calcular o Imposto de Renda complementar?

Índice

Como calcular o Imposto de Renda complementar?

Como calcular o Imposto de Renda complementar?

Para fazer o cálculo do imposto complementar, deve ser utilizada a tabela progressiva anual do imposto de renda das pessoas físicas e podem ser deduzidas, desde que pagas até o mês do recolhimento mensal, as despesas com instrução, médicas e as escrituradas em livro Caixa, além das deduções utilizadas na base de ...

Como fazer o mensalão?

Conforme explicado no vídeo, para pagar o mensalão é necessário emitir o DARF, o Documento de Arrecadação das Receitas Federais. Com ele, é só realizar o pagamento através do seu aplicativo, internet banking ou no caixa eletrônico.

O que é mensalão Receita Federal?

O Carnê-Leão é o recolhimento obrigatório do Imposto de Renda sobre os rendimentos tributáveis recebidos por pessoa física de outra pessoa física ou do exterior. O Mensalão é o recolhimento complementar do Imposto de Renda feito por meio do DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal).

O que preencher no campo imposto complementar?

Na parte do Imposto Complementar, deve-se preencher quem recebe rendimentos de mais de uma fonte pagadora. Já quem vive no exterior e tem pagamentos compensados no Brasil deve preencher o campo de imposto pago no exterior pelo titular ou por seus dependentes.

Como pagar Imposto de Renda complementar?

O imposto complementar pode ser retido, mensalmente, por uma das fontes pagadoras, pessoa jurídica, desde que haja concordância, por escrito, da pessoa física beneficiária, caso em que a pessoa jurídica é solidariamente responsável com o contribuinte pelo pagamento do imposto correspondente à obrigação assumida.

O que é Imposto complementar na declaração de IR?

Imposto complementar é o recolhimento de Imposto de Renda facultativo que o contribuinte pode antecipar até o mês de dezembro do ano-calendário, quando tenha recebido rendimentos de mais de uma fonte pagadora.

Como fazer um Darf complementar?

A complementação deverá ser realizada através do Documento de Arrecadação de Receitas Federais – DARF, com a utilização do número do CPF do segurado/contribuinte, no código de receita 1872 – Complemento de Contribuição Previdenciária, conforme Ato Declaratório Executivo CODAC/RFB nº 05, de 20.

Onde declarar DARF código 0211?

DARF 0211 - IRPF - QUOTA DO IMPOSTO APURADO NA DECLARAÇÃO DE AJUSTE. Referido código DARF deve ser utilizado no pagamento de quota do Imposto de Renda apurado na Declaração de Ajuste da pessoa física.

O que é o código 0246 da Receita Federal?

O Imposto Renda complementar, apurado no curso do ano-calendário, poderá ser recolhido até o último dia útil do mês de dezembro do ano da percepção do rendimento. Para tanto, deverá ser utilizado o "Código de Receita 0246" no Campo 04 do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).

Como funciona o mensalão?

O neologismo mensalão, popularizado pelo então deputado federal Roberto Jefferson, em entrevista que deu ressonância nacional ao escândalo, é uma variante da palavra mensalidade, usada para se referir a uma mesada paga a deputados para votarem a favor de projetos de interesse do Poder Executivo.

Qual a periodicidade do mensalão?

Este dinheiro era chamado de “mensalão”, uma corruptela da palavra “mesada”, indicando a periodicidade do mesmo. Assim, começaram duas investigações na Câmara dos Deputados.

Quem foi o responsável pela distribuição do mensalão?

Jefferson apontou o tesoureiro do PT, Delúbio Soares, como o responsável pela distribuição do mensalão. No entanto, inocentou o presidente Lula. Nessa ocasião, também acusou o então Ministro da Casa Civil e segundo homem do PT, José Dirceu, de estar ciente do ocorrido.

Por que o mensalão foi descoberto?

O mensalão foi um esquema de desvio de dinheiro público, organizado por alguns membros do Partido dos Trabalhadores (PT). Estes usavam o montante para pagar deputados federais da base aliada em troca de votos favoráveis aos projetos do governo. Foi descoberto em 2005, a partir das denúncias do deputado federal Roberto Jefferson, ...

Quem foi o responsável pelo Mensalão do PT?

Chamado ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, Roberto Jefferson relatou que havia recebido do PT quatro milhões de reais não declarados. Jefferson apontou o tesoureiro do PT, Delúbio Soares, como o responsável pela distribuição do mensalão. No entanto, inocentou o presidente Lula.

Postagens relacionadas: