Como funciona o CAPM?
Como funciona o CAPM?
Como funciona o CAPM? O CAPM é baseado em suposições sobre comportamentos de investidores, distribuições de risco e retorno, e fundamentos de mercado. Ou seja, o modelo opera a partir do risco dos ativos e do custo de capital.
Como interpretar o resultado do CAPM?
Pode-se inferir através da análise da fórmula do CAPM, que o retorno exigido sobre um ativo Kj é uma função do beta, bj, o qual mede o risco não-diversificável. Portanto, se o beta for igual a zero, o retorno esperado do ativo será igual à taxa livre de risco.
Como o CAPM auxilia na avaliação de projetos ou investimentos?
O CAPM é um modelo que permite estimar o retorno esperado de um ativo em relação a uma dada carteira de mercado perfeitamente diversificada. Através do coeficiente “beta” o CAPM consegue captar o risco sistemático (ou não diversificável), ou seja, o risco que não pôde ser diversificado na carteira de mercado.
Quais são as premissas do CAPM?
As Premissas: Não há custos de transação. Há liquidez para compra e venda de ativos nos mercados. Existe informação perfeita, todos os agentes possuem o mesmo conjunto de informações. O risco pode ser totalmente eliminado com diversificação.