O que representa o número de pratos teóricos?

Índice

O que representa o número de pratos teóricos?

O que representa o número de pratos teóricos?

Um prato teórico é o estágio hipotético no qual duas fases de uma substância (sua fase líquida e de vapor) estabelecem um equilíbrio. O alto número de pratos (N) fornece: Picos agudos e estreitos. Melhor detecção.

O que são pratos teóricos e como determiná los?

Um prato teórico é definido pela norma ASTM D 2892 (2003) como sendo “a secção de uma coluna requerida para conseguir o equilíbrio termodinâmico entre o líquido e o vapor”.

Como calcular o volume morto da coluna?

Volume máximo de injeção deve ser < 1% do volume interno da coluna vazia....Como devemos calcular o volume de injeção máximo a ser utilizado em colunas de HPLC e UHPLC?
Diâmetro da ColunaVolume (µL)
30 mm (50-250 mm comprimento)300-700

Quais os princípios da cromatografia?

Princípios da cromatografia O processo da cromatografia é feito pela passagem da fase móvel sobre a fase estacionária, dentro de uma coluna ou sobre uma placa. ... Com isso, cada um dos componentes da mistura é seletivamente retido pela fase estacionária, o que resulta em migrações diferenciais destes componentes.

Quais são as substâncias que saem do topo da coluna?

Os produtos mais leves (aqueles com pontos de ebulição mais baixo) saem do topo da coluna e os produtos mais pesados (aqueles como o ponto de ebulição mais alto) saem da parte inferior da coluna.

O que é o fator de retenção?

Um parâmetro frequentemente usado em cromatografia é o "fator de retenção" de um composto, abreviado como Rf. Na cromatografia de camada fina, o Rf é função da fase estacionária usada e do eluente. Ele é definido como a razão entre a distância percorrida pela mancha do componente e a distância percorrida pelo eluente.

O que é eluição em cromatografia?

Eluição: é a corrida cromatográfica. Eluente: é a fase móvel, um tipo de solvente que vai interagir com as amostras e promover a separação dos componentes.

O que é o tempo de retenção?

O tempo de retenção (tr) é o tempo transcorrido desde o momento da injeção da amostra até que se tenha obtido o máximo do pico. Este tempo é característico do soluto, da fase líquida, da vazão e da temperatura da coluna.

Postagens relacionadas: