Como calcular a quantidade de tomadas por cômodo?
Como calcular a quantidade de tomadas por cômodo?
Confira abaixo como deve-se efetuar os cálculos:
- Locais com área ≤ 6m²: Ao menos 1 tomada;
- Locais com área > 6m²: 1 tomada a cada 5m ou fração do perímetro, com tomadas bem espaçadas e uniformemente de acordo com o projeto;
Como calcular tomadas de uso específico?
Em cozinhas, copas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos: um ponto de tomada para cada 3,50m (ou fração) de perímetro do cômodo. Nos demais cômodos, um ponto de tomada para cada 5,0m (ou fração) de perímetro. Se a área do cômodo for inferior a 6,0m2: pelo menos um ponto de tomada.
Como calcular a quantidade de tomadas?
Por isso, faça um bom projeto e veja o ideal para calcular a quantidade de tomadas em cada cômodo. A sala é geralmente o local em que estão colocados diversos eletrônicos, como televisão, aparelhos de TV a cabo, videogame, DVD, Blu Ray e até ventiladores e aquecedores.
Como é definida a quantidade de tomadas que um cômodo necessita?
Entenda como é definida a quantidade de tomadas que um cômodo necessita, saiba porque a quantidade esta relacionada com o ambiente, assista aqui Essa dúvida é uma dúvida muito comum entre os profissionais eletricistas.
Como calcular o número mínimo de tomadas?
Te mostramos como calcular o número mínimo de tomadas estabelecido pela normas, porém, o engenheiro ou arquiteto pode alocar mais pontos de tomadas, de acordo com a necessidade do usuário final. Cabe ao profissional entender essas necessidades e agir de acordo.
Como saber o número de tomadas necessárias em sua casa?
Saber o número de tomadas necessárias em cada cômodo de sua casa, apartamento ou escritório, nem sempre é das tarefas mais fáceis. Por isso, separamos algumas coisas que devem ser observadas antes mesmo de fazer um projeto de instalação elétrica ou reformar algum espaço com seu eletricista de confiança.