Qual o valor do adicional de periculosidade em 2021?
Índice
- Qual o valor do adicional de periculosidade em 2021?
- Como calcular o adicional de insalubridade e periculosidade?
- Quem tem direito ao adicional de periculosidade como é realizado o cálculo existe a possibilidade de o adicional de periculosidade ser suspenso Qual?
- O que é adicional de periculosidade e quem tem direito?
- Como receber o adicional de periculosidade?
- Como o adicional de periculosidade faz parte da Folha de pagamento?
- Quais são as atividades passíveis de adicional de periculosidade?
- Qual o salário base de um profissional de periculosidade?
Qual o valor do adicional de periculosidade em 2021?
O profissional que tem direito ao adicional de periculosidade receberá uma valor adicional de 30% sobre o salário. O adicional também reflete nas férias e no 13º salário.
Como calcular o adicional de insalubridade e periculosidade?
Para calcular primeiro é necessário saber pela folha de pagamento sobre qual será a base do cálculo adicional de insalubridade, se será pelo salário mínimo, salário-base, piso da categoria ou remuneração total. Depois é necessário saber o grau de insalubridade: grau de 10%, grau médio de 20%, ou grau maior de 40%.
Quem tem direito ao adicional de periculosidade como é realizado o cálculo existe a possibilidade de o adicional de periculosidade ser suspenso Qual?
Conforme determina o artigo 194 da CLT, o direito do empregado ao adicional de periculosidade cessará com a eliminação do risco à sua saúde ou integridade física, devendo se atentar às normas expedidas pelo Ministério do Trabalho.
O que é adicional de periculosidade e quem tem direito?
O Adicional de periculosidade é devido quando houver envolvimento do empregado com atividades perigosas tais como; contato permanente com explosivos, inflamáveis e energia elétrica em condições de risco elevado (art. 193 da CLT).
Como receber o adicional de periculosidade?
O pagamento do adicional de periculosidade só deverá ser feito enquanto o trabalhador estiver exposto ao perigo. Caso a tarefa executada deixe de apresentar um risco para o indivíduo em questão ou esse seja transferido para uma atividade sem risco, ele deixa de receber o adicional.
Como o adicional de periculosidade faz parte da Folha de pagamento?
O adicional de periculosidade também faz parte dos cálculos da folha de pagamento e o gestor de recursos humanos precisa discriminar esse pagamento que incide sobre 30% do salário base do trabalhador sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações no lucro da empresa.
Quais são as atividades passíveis de adicional de periculosidade?
Previsto na CLT– Consolidação das Leis Trabalhistas – no artigo 193, consideram-se como atividades passíveis de adicional de periculosidade toda e qualquer operação de cunho perigoso e que seja devidamente regulamentada pelo Ministério do Trabalho.
Qual o salário base de um profissional de periculosidade?
Seu salário base, ou seja, sem as ajudas de custo, benefícios e devidas premiações, é de R$ 1.500 reais mensais, sem considerar os descontos de INSS e outros que possa vir a ter em folha. Nestas circunstâncias, qual é o adicional de periculosidade a ser recebido por este profissional? ADICIONAL DE PERICULOSIDADE -> 1.500 x 30% = 450