Como calcular a massa molecular de um gás?
Como calcular a massa molecular de um gás?
O professor pode pedir para os alunos calcularem a massa molar (M = m/n) do gás butano, com o auxílio da equação de estado dos gases (PV = nRT). Considere o gás butano como um gás ideal, a pressão atmosférica (P) igual a 1 atm e o valor da constante universal dos gases (R) igual a 0,082 atm.
Como calcular o peso do gás?
Nessa expressão que utilizamos para caracterizar um gás ideal, usamos a quantidade de gás expressa em mols, ou seja, a massa dividida pela massa molecular. De forma a encontrar a massa total de qualquer gás, que corresponde ao número (n) de mols de moléculas, multiplicaremos este número pela massa molar do gás.
Qual o peso molecular de um composto químico?
O Peso Molecular de um composto químico é calculado através da soma dos pesos atômicos dos átomos (elementos) que constituem o composto.
Como calcular a massa do gás butano?
O professor pode pedir para os alunos calcularem a massa molar (M = m/n) do gás butano, com o auxílio da equação de estado dos gases (PV = nRT). Considere o gás butano como um gás ideal, a pressão atmosférica (P) igual a 1 atm e o valor da constante universal dos gases (R) igual a 0,082 atm. L. K 1- . mol 1-.
Qual é o peso atômico de um elemento?
Note que o Peso Atômico (também chamado de Massa Atômica Relativa) de um elemento é o número de vezes que um átomo de um elemento é mais pesado que um átomo de hidrogênio. Por isso, o hidrogênio é tratado como referência, cujo peso atômico é tomado comos 1.