Como calcular a concentração de H+ em uma solução?

Índice

Como calcular a concentração de H+ em uma solução?

Como calcular a concentração de H+ em uma solução?

Após determinar o valor do grau de ionização na fórmula da constante, basta multiplicar o valor do grau de ionização pela molaridade para calcular a concentração de hidrônios....Para isso, basta conhecer a seguinte relação:

  1. Se pH < 7 → Solução ácida;
  2. Se pH = 7→ Solução neutra;
  3. Se pH > 7 Solução básica.

Como calcular o valor do Poh?

Assim: O expoente -6 presente na concentração de OH - multiplica o valor do log de 10, que sempre vale 1. Assim: pH = - 0,301 + (6.1) Por fim, para determinarmos o valor do pOH, basta utilizar o valor do pH na expressão: Compartilhe!

Como calcular o pH de uma solução?

Para realizar os cálculos envolvendo o pH de uma solução, podemos utilizar a seguinte equação logarítmica: IMPORTANTE: Nos cálculos envolvendo o pH de uma solução, sempre utilizamos logaritmo de base 10. * Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Como calcular o pH de uma solução neutra?

Em seguida, vamos calcular a quantidade de hidrônio multiplicando a molaridade do ácido pelo grau de ionização encontrado: Por fim, colocamos o valor da concentração do hidrônio na equação logarítmica do pH: Como o pH é menor que 7, a solução é ácida. 3º) (Cefet-PR) A 45 oC, o Kw de uma solução neutra é igual a 4.10-4.

Como calcular o pH do sangue humano?

Calcular o pH do sangue humano. 5) (UFMG) Uma solução de HCL a 0,1 mol/L, calcular o pH dessa solução. Resolução: o HCl é um ácido forte, assim seu grau de ionização é equivalente a 100%. Sendo assim, iremos primeiro calcular a concentração de H+. [H+] = α .

Postagens relacionadas: