Como calcular o peso molecular dos polímeros?
Índice
- Como calcular o peso molecular dos polímeros?
- Qual é o peso molecular do polímero?
- Como calcular Polimeros?
- Como é realizado o cálculo da massa molar de um polímero?
- O que é um polímero Monodisperso?
- O que é uma cadeia polimérica?
- Qual a curva de distribuição de peso molecular de um polímero?
- Quais são os polímeros?
- Qual o peso molecular das macromoléculas?
- Qual o valor do polímero fundido?
Como calcular o peso molecular dos polímeros?
Temperatura da reação. A- Peso molecular médio em número (Mn): É o peso total de todas as moléculas poliméricas contidas em uma amostra, dividido pelo número total de moléculas poliméricas dessa amostra (média aritmética – todas as cadeias têm a mesma importância ao estimar este parâmetro).
Qual é o peso molecular do polímero?
Os polímeros de interesse comercial apresentam normalmente massa molecular acima de 10.000 g/mol.
Como calcular Polimeros?
O grau de polimerização pode ser calculado utilizando a seguinte relação se for conhecido um peso molecular de uma molécula de polímero. M é o peso molecular do polímero, DP é o grau de polimerização e o M0 é o peso da fórmula da unidade de repetição.
Como é realizado o cálculo da massa molar de um polímero?
O cálculo fornece o número médio de átomos de fósforo por cadeia, que neste caso é igual a 7. Multiplicando-se X _ pela massa de uma unidade (mero) obtém-se a Mn do polímero. Portanto, a massa molar calculada é aproximadamente 700 g mol-1, considerando que a massa molar de cada unidade de NaPO3, é 102 g mol-1.
O que é um polímero Monodisperso?
O que é Monodispersa: Partícula de um colóide que é aproximadamente do mesmo tamanho.
O que é uma cadeia polimérica?
As cadeias poliméricas são formadas por mais de um tipo de monômero e podem ser lineares, ramificadas ou reticuladas. Os copolímeros são classificados pela combinação de seus monômeros.
Qual a curva de distribuição de peso molecular de um polímero?
A Figura 2 ilustra uma curva característica de distribuição de peso molecular de um polímero. Figura 2- Curva característica de distribuição de peso molecular de um polímero. O peso molecular e sua distribuição influenciarão a quantidade de emaranhamentos possíveis que as moléculas formam entre si.
Quais são os polímeros?
Polímeros são materiais constituídos de macromoléculas (moléculas longas de alto peso molecular) compostas por muitas unidades de repetição denominadas de meros. O elevado peso molecular das macromoléculas faz com que estas adquiram várias conformações, o que leva ao emaranhamento (entanglements) e desemaranhamento entre elas.
Qual o peso molecular das macromoléculas?
O elevado peso molecular das macromoléculas faz com que estas adquiram várias conformações, o que leva ao emaranhamento (entanglements) e desemaranhamento entre elas. Em um estado sem tensões, as cadeias poliméricas estarão em uma conformação aleatória ou enovelada, que também é denominada de “randon coil”.
Qual o valor do polímero fundido?
Materiais poliméricos apresentam ∞ < De < 0, os polímeros fundidos apresentam, por exemplo valores de λ r, variando entre s, dependendo de sua Massa Molar. No caso de soluções poliméricas diluídas o valor de λ r= 10-3s-1, enquanto que a água possui λ rpróximo de 10 -12s-1.