Como calcular o raio atômico de um elemento?

Índice

Como calcular o raio atômico de um elemento?

Como calcular o raio atômico de um elemento?

O raio atômico é uma das propriedades periódicas dos elementos químicos, e representa a distância entre o centro do núcleo de um átomo e a camada mais externa da eletrosfera (camada de valência). É calculado a partir de uma molécula diatômica de um mesmo elemento como a metade da distância entre os respectivos núcleos.

Qual a fórmula do raio atômico?

O raio atômico (r) é a metade da distância (d) entre os dois núcleos desses átomos vizinhos. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Para conseguir essa medida, usa-se a técnica de difração por raios X.

O que determina o tamanho de um átomo?

Pode-se dizer que os átomos estão separadas uns aos outros de alguns angstroms. ... Esta forma do orbital atómico define o tamanho do átomo. Assim, o diâmetro da nuvem de electrões em torno do núcleo, isto é, o diâmetro de todo o átomo é da ordem de 0,1 nanómetro ou 10-10 metro.

O que é o raio atômico de um elemento?

152 pm Oxigénio/Raio de Van der Waals

Como é definido o raio atômico?

Um átomo não tem uma estrutura fixa, então seu raio atômico é medido dividindo a distância entre os núcleos de átomos tocantes ao meio. O raio pode ser diferente para o mesmo átomo, dependendo se ele está ligado ou apenas ao lado de outro átomo.

Como determinar o raio atômico dos átomos?

Vamos determinar o raio atômico (RA) dos átomos exemplificados na imagem. Para isso, basta dividir a distância entre os núcleos por 2:

Como aumentar o raio atômico na tabela periódica?

Na tabela periódica o crescimento do raio atômico pode ser observado na figura a seguir: Sendo assim, na vertical (famílias ou grupos) o raio atômico aumenta de cima para baixo. Já na horizontal (períodos), eles aumentam da direita para esquerda. Veja a variação inversa em Afinidade Eletrônica e Eletronegatividade.

Como é medido o raio atômico?

Geralmente o raio atômico é medido em picômetros (pm), submúltiplo do metro (1 picômetro=10- 12 m.). Note que quando a referência não é um átomo, mas um íon, o raio encontrado é o raio iônico. Na tabela periódica o crescimento do raio atômico pode ser observado na figura a seguir:

Qual a propriedade do raio atômico?

Assim, numa mesma família, o raio aumenta de cima para baixo. E, no mesmo período, da direita para a esquerda. O raio atômico está, também, intrinsecamente ligado à propriedade periódica da eletronegatividade. Pois, quanto maior essa propriedade, com maior força o núcleo atrai a eletrosfera e menor é o raio.

Postagens relacionadas: