Como calcular o custo indireto total?

Índice

Como calcular o custo indireto total?

Como calcular o custo indireto total?

Para descobrir o rateio, é essencial tirar a porcentagem de participação de cada produto no consumo total da matéria-prima para que seja aplicada nos custos indiretos. Portanto, é preciso dividir o valor unitário pelo total, o que dá 60% para o produto X (15.000/25.000) e 20% para os produtos Y e Z (5.000/25.000).

Qual o objetivo do rateio dos custos indiretos?

O objetivo do rateio de custos indiretos é gerar informações úteis à administração das empresas.

Para quê gasto se aplica o rateio?

Então, o rateio de custos é uma forma de analisar, separar e gestar o orçamento financeiro para melhor dividir os gastos frente a um débito ou as despesas de uma empresa. Ou seja, uma forma de elucidar as empresas sobre seus gastos e dividir seu orçamento melhor, garantindo a continuidade das mesmas.

Como calcular o rateio de custos?

De modo prático, o rateio de custos é separar os custos de cada atividade. A partir disso podemos calcular a lucratividade de cada uma, levando em conta a receita bruta delas. Além disso, a dica é ganhar tempo já fazendo a contabilidade de sua empresa rural de forma detalhada, já separando para cada atividade.

Como fazer o rateio de custos diretos?

Assim, o “grosso” do rateio de custos diretos já estará feito ao fim da safra. Acrescentamos a isso os custos indiretos, fazendo o rateio proporcional de todos os processos da fazenda. A partir disso, podemos analisar a lucratividade ao fazer o balanços dos custos rateados com as receitas brutas também rateadas.

Quais são os custos indiretos?

Custos Diretos: Aqueles que afetam apenas uma linha de produção. Custos Indiretos: Aqueles que afetam mais de uma linha de produção e precisam ser corretamente rateados. Ou seja, desses 4 tipos de custos, existem dois que realmente são “alvo” do rateio de custos: os fixos e os indiretos.

Qual a importância do rateio de custos?

Um terceiro ponto importante acerca do rateio de custos diz respeito à precificação. Afinal, cada item possui o seu custo (além dos indiretos) que devem ser observados para estabelecer o preço real do produto. O rateio, assim, é uma ferramenta importante para garantir a cobertura de todas as despesas referentes à produção.

Postagens relacionadas: