Como calcular o número de fenótipos?

Índice

Como calcular o número de fenótipos?

Como calcular o número de fenótipos?

Para o cálculo do número de fenótipos, utilizamos: número de fenótipos = número de genes + 1. Utilizando os dados do exemplo anterior, temos como 7 o número de fenótipos possíveis. Ex: Cor da Pele.

Qual a fórmula para achar o número de genótipos?

Para descobrir o número de genótipos possíveis, você já sabe que devemos calcular 3n, onde n corresponde ao número de caracteres. Nesse caso, temos 3 pares de alelos, que, de acordo com a segunda lei de Mendel, condicionam 3 caracteres; assim, teremos 33 = 27 genótipos possíveis.

Como se define a segunda Lei de Mendel?

A Segunda Lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação Independente, estabelece que “os fatores (alelos) para duas ou mais características se distribuem independentemente durante a formação dos gametas e se combinam ao acaso”.

Qual o número de genótipos de um indivíduo?

O genótipo VvrrCcttBb de um indivíduo, por exemplo, é composto por 8 hibridismos (2 elevado aos 3 pares heterozigóticos = 8). Para determinar o número de genótipos num dado cruzamento, decompõe-se o poliíbrido, analisando cada característica separadamente.

Qual é o meu genótipo?

O genótipo é o nosso conjunto de alelos, e podemos estudá-lo separadamente para cada característica. Mas como saber qual é o meu genótipo, ou qual o genótipo de uma população que está sendo estudada?

Como calcular o número de gametas de um indivíduo?

Quando se deseja calcular o número de gametas que um indivíduo produz, utiliza-se a fórmula 2 elevado a n, em que n representa o número de pares de genes híbridos (heterozigóticos) existentes no genótipo. O genótipo VvrrCcttBb de um indivíduo, por exemplo, é composto por 8 hibridismos (2 elevado aos 3 pares heterozigóticos = 8).

Postagens relacionadas: