Como se calcula o raio de um polígono?

Índice

Como se calcula o raio de um polígono?

Como se calcula o raio de um polígono?

Todo polígono regular pode ser inscrito em uma circunferência. Ao decompormos esse polígono notamos várias regiões triangulares, então se o polígono for decomposto em n triângulos basta calcularmos sua área e multiplicarmos pelo número de triângulos.

O que é o raio de um polígono regular?

O raio do polígono regular é também o raio da circunferência que o circunscreve (na qual ele está inscrito). Sendo assim, se o raio da circunferência mede r, então o raio do polígono regular inscrito nela também mede esse valor.

Qual o nome que recebe o raio da circunferência inscrita num polígono regular?

A apótema sempre forma um ângulo reto com o lado do polígono que ela toca. Nessa imagem, r é o raio do polígono regular inscrito, o ponto O é seu centro e o segmento a é apótema.

Como calcular o raio da circunferência circunscrita ao triângulo?

O raio da circunferência circunscrita é a metade da diagonal do quadrado de lado L. Como r2=2(L/2)2=12L2, então r=12L√2.

O que são polígonos regulares inscritos?

Polígonos regulares são aqueles que possuem todos os lados com o mesmo comprimento e todos os ângulos com a mesma medida. ... Polígonos são ditos inscritos em uma circunferência quando todos os seus vértices são pontos pertencentes a ela.

Como calcular os ângulos de um polígono?

Para calcular os ângulos internos de um polígono, é necessário antes determinar quantos lados estão presentes. Observe que um polígono tem a mesma quantidade de lados e de ângulos. Um triângulo, por exemplo, tem três lados e três ângulos internos, enquanto o quadrado tem quatro lados e quatro ângulos internos.

Qual a definição do polígono regular?

Primeiramente, vamos à definição: polígono regular é aquele que tem todos os lados e ângulos congruentes. Ou seja: todos os lados tem o mesmo valor e todos os ângulos internos também possuem o mesmo valor. Observe os exemplos: Já vimos que o polígono regular tem os lados iguais e os ângulos também iguais.

Como calcular o raio de um círculo?

Os passos para calcular o raio derivam diretamente desta fórmula. Dividindo o lado de qualquer quadrado ao meio e depois multiplicando por 1.414 é uma maneira rápida de calcular o raio. Para um círculo em um quadrado que apenas toca as bordas do quadrado, o raio do círculo é metade o comprimento do lado da praça.

Quais são as fórmulas de área dos polígonos?

Veja quais são as fórmulas e aprenda tudo o que precisa sobre área dos polígonos! Área dos polígonos são áreas de figuras geométricas planas que são formadas apenas por segmentos de reta, tais como os triângulos, os quadrados, etc.

Postagens relacionadas: