Como faço para calcular o raio atômico de um elemento?
Índice
- Como faço para calcular o raio atômico de um elemento?
- Como é definido o raio atômico de um elemento químico?
- O que é o raio atômico como é determinado?
- Como determinar o raio atômico dos átomos?
- Qual o elemento químico de maior raio atômico?
- Qual a propriedade do raio atômico?
- Como aumentar o raio atômico na tabela periódica?
Como faço para calcular o raio atômico de um elemento?
Raio Atômico e Família A diferença entre um elemento e outro na mesma família na tabela periódica é o número de camadas eletrônicas. Logo, quanto maior o número de camadas, maior será o raio atômico. Nesse sentido, a leitura do raio atômico na família é feita de cima para baixo.
Como é definido o raio atômico de um elemento químico?
O raio atômico é uma propriedade periódica e pode ser definido como a metade da distância entre os núcleos de dois átomos vizinhos de um mesmo elemento. ... Por isso, a forma mais comum é por meio do raio atômico, em que se considera o átomo como se ele fosse uma esfera (modelo atômico de Dalton).
O que é o raio atômico como é determinado?
O raio atômico é uma das propriedades periódicas dos elementos químicos, e representa a distância entre o centro do núcleo de um átomo e a camada mais externa da eletrosfera (camada de valência). É calculado a partir de uma molécula diatômica de um mesmo elemento como a metade da distância entre os respectivos núcleos.
Como determinar o raio atômico dos átomos?
Vamos determinar o raio atômico (RA) dos átomos exemplificados na imagem. Para isso, basta dividir a distância entre os núcleos por 2:
Qual o elemento químico de maior raio atômico?
Algumas literaturas apontam que o elemento químico de maior raio atômico é o césio (Cs), mas não descartam a possibilidade do frâncio (Fr) possuir um maior raio atômico. Isto ainda não foi confirmado, por conta da raridade deste elemento na natureza, mas conta como avanços e descobertas científicas imprescindíveis para o progresso das ciências.
Qual a propriedade do raio atômico?
Assim, numa mesma família, o raio aumenta de cima para baixo. E, no mesmo período, da direita para a esquerda. O raio atômico está, também, intrinsecamente ligado à propriedade periódica da eletronegatividade. Pois, quanto maior essa propriedade, com maior força o núcleo atrai a eletrosfera e menor é o raio.
Como aumentar o raio atômico na tabela periódica?
Na tabela periódica o crescimento do raio atômico pode ser observado na figura a seguir: Sendo assim, na vertical (famílias ou grupos) o raio atômico aumenta de cima para baixo. Já na horizontal (períodos), eles aumentam da direita para esquerda. Veja a variação inversa em Afinidade Eletrônica e Eletronegatividade.