Qual o rendimento de uma máquina térmica?
Qual o rendimento de uma máquina térmica?
O rendimento das máquinas térmicas é sempre inferior a 100%, como já dissemos. Tal rendimento diz respeito à porcentagem da energia absorvida pela máquina que é convertida em calor ao longo de um ciclo completo.
Como aumentar o rendimento de uma máquina termica?
Para aumentar o rendimento de uma máquina térmica de Carnot, você deve:
- Diminuir a temperatura do reservatório quente;
- Aumentar a temperatura do reservatório frio;
- Aumentar a temperatura do reservatório quente;
- Mudar a razão entre o volume máximo e volume mínimo.
Qual é o máximo rendimento para uma máquina térmica?
Esse é o máximo rendimento teórico possível para uma máquina térmica que funcione em ciclos. Por ser um rendimento teórico, ela é conhecida como máquina térmica ideal, e nenhuma máquina térmica real pode atingir esse valor de rendimento. Atenção: Não se esqueça de que as temperaturas na termodinâmica devem ser somente em kelvin.
Qual é o rendimento das máquinas térmicas ideais?
O rendimento das máquinas térmicas ideais pode ser calculado pela seguinte equação: Na equação apresentada acima, Tf é a temperatura da fonte fria, também chamada de resfriadouro ou sorvedouro, e Tq é a temperatura da fonte quente. É importante ressaltar que as temperaturas envolvidas nesses cálculos devem sempre estar expressas em Kelvin.
Como calcular o rendimento da máquina?
O trabalho realizado pode ser calculado pela expressão: 2. O rendimento da máquina pode ser assim obtido: 3. Para obter o rendimento teórico máximo, é necessário que essa máquina opere em um ciclo de Carnot, cujo rendimento pode ser calculado:
Como aumentar a temperatura da máquina térmica?
Atenção: Não se esqueça de que as temperaturas na termodinâmica devem ser somente em kelvin. Para aumentar o rendimento de uma máquina térmica ideal, a razão T F /T Q deve ser a menor possível. Isso é possível aumentando-se a diferença entre a temperatura da fonte quente e a da fonte fria.