Como Debret retrata a realidade brasileira?
Índice
Como Debret retrata a realidade brasileira?
Debret não pintara o Brasil exótico que os europeus estavam acostumados a encontrar nos relatos de aventureiros. O que Debret oferecia era o retrato de um país que posava de corte europeia nos trópicos, mas era sustentado pelo suor de escravos africanos e habitado por indígenas orgulhosos de suas culturas.
Quando Debret saiu do Brasil?
18 Deixou o Brasil em 1831, alegando problemas de saúde, e retornou a Paris com o discípulo Porto-Alegre. Lá se dedicou principalmente à organização do seu livro Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, com as aquarelas e desenhos que realizara no Brasil, publicado entre 18.
Porque Debret escolheu retratar o Brasil?
Debret conseguiu contribuir imensamente para a construção da imagem nacional do Brasil, haja vista que suas telas captaram a atmosfera de um período da formação da nação brasileira, estimulada pela criação de instituições como a Academia Brasileira de Belas Artes, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Instituto ...
Qual o nome do livro que Debret escreveu sobre o Brasil é o que retrata?
Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil Suas aquarelas reunidas no livro "Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil" resumem seu esforço para retratar os vários e conflitantes estratos de uma sociedade em formação.
Quanto tempo Jean-baptiste Debret ficou no Brasil?
Permaneceu em terras brasileiras durante 15 anos. No Brasil, deu aulas de pintura no seu ateliê no Rio de Janeiro e, mais tarde, na Academia Imperial de Belas Artes, a qual ajudou a fundar.
Quais foram os momentos temas das pinturas de Debret?
Em três volumes e 26 fascículos, publicados em 1834, 18, o livro ilustrado retrata com especial cuidado o cotidiano do Brasil no século XIX. Além da preocupação social, mostrando escravos e suas atividades, a obra traz acontecimentos políticos e apresenta a fauna e a flora brasileira.