Como calcular o recuo lateral?
Índice
- Como calcular o recuo lateral?
- O que acontece se construir no recuo?
- Pode construir no recuo lateral?
- Qual o recuo para construção em SP?
- Qual o recuo mínimo lateral para construção?
- Qual o recuo mínimo frontal para construção?
- Como é definido o recuo?
- Posso fazer o que quiser na área do recuo?
- Como se usava o recuo na Calçada?
Como calcular o recuo lateral?
A fórmula para se calcular os Recuos laterais e fundos passa a ser: Onde H é a altura da Edificação. Por exemplo, se um edifício tiver 50m de altura, seus recuos laterias e fundos serão de 4,40m (50 – 6 / 10), maiores, portanto, que os 3,00m mínimos exigidos pelo Zoneamento.
O que acontece se construir no recuo?
Se no seu projeto não constar o recuo que a prefeitura exige, ele não será aprovado e consequentemente não poderá ser construído. Se você construiu sem o recuo e sem aprovação da prefeitura, seu terreno ficará com uma construção irregular e aí dependerá da prefeitura tomar as medidas cabíveis.
Pode construir no recuo lateral?
A área do recuo não pode ser edificada, projeções de beirais e marquises com até 0,50 metros costumam ser permitidas. Contudo sempre confirme na legislação municipal.
Qual o recuo para construção em SP?
Enfim: os recuos mínimos são: 5m na frente, medido do limite do seu terreno e 1,5 m nas laterais, medido a partir do limite do seu terreno. Se seu terreno for perfeitamente retangular, basta traçar as paralelas de 5 m na frente e de 1,5 m nas laterais. Os fundos são normalizados por cada prefeitura.
Qual o recuo mínimo lateral para construção?
1,50 metros 3 – Das Construções Comerciais e de Serviço: b) Recuo mínimo lateral: 1,50 metros em cada uma das laterais (*) (*) Para lotes de esquina, na lateral que faz divisa com a rua o recuo lateral obrigatório deverá ser mínimo de 2,00 metros.
Qual o recuo mínimo frontal para construção?
4,00 metros 1. dos Recuos das Construções Residenciais: Art. 1º Os recuos frontais, para todos os lotes, deverão ter no mínimo 4,00 metros, podendo haver projeções em balanço do pavimento superior até o máximo de 1,00 metro, estendendo-se como projeções a utilização da mesma para varandas cobertas ou a própria construção.
Como é definido o recuo?
O Recuo é definido pelas leis urbanísticas (o Plano Diretor e a Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, a “Lei de Zoneamento”), e o Afastamento é definido pelo Código de Obras e Edificações. O primeiro define adensamento e qualidade urbana, o segundo tem a finalidade de garantir aeração e insolação do edifício.
Posso fazer o que quiser na área do recuo?
Posso fazer o que quiser na área do recuo? Não. Este espaço do recuo não pode ser edificado, portanto ele deverá ser livre e o mais indicado é que ele seja usado como área verde (ver abaixo) ou mesmo para outros usos, desde que não contenha edificação.
Como se usava o recuo na Calçada?
Antigamente não se usava este tipo de recuo e boa parte das construções era feitas na divisa da calçada. Basta um passeio por um bairro mais antigo de sua cidade para perceber as construções na calçada. Mas atualmente não é mais permitida a construção de casas na calçada, pelo menos, e boa parte das cidades.