Como calcular o FLD?
Índice
- Como calcular o FLD?
- O que é fator de turvamento?
- Como calcular ventilação natural?
- O que é coeficiente de luz diurna?
- O que é desempenho Lumínico?
- Como realizar um cálculo de iluminação?
- Como calcular o nível de iluminação artificial?
- Quais os procedimentos para a iluminação natural?
- Qual o coeficiente para a iluminação?
Como calcular o FLD?
Ouça em voz altaPausarJá para o programa EnergyPlus o FLD é calculado a partir dos dados de um dia de céu encoberto, a partir da Equação 1. FLD = (Ep/Eh ext) x 100% Eq. 1 Onde: FLD: fator de luz diurna [%]; Ep: iluminância difusa no ponto de referência [lx]; Eh ext: iluminância difusa horizontal externa [lx].
O que é fator de turvamento?
Ouça em voz altaPausar13) T é o fator de turvamento, coeficiente, adimensional, atmosférico através do qual a iluminação é atenuada. O fator de turvamento é variável de acordo com as condições de poluição atmosférica do local, podendo ser considerado conforme indicado na tabela 2. Tabela 2: Fatores de turvamento1 .
Como calcular ventilação natural?
Como calcular a área de ventilação necessária nos ambientes
- nos quartos, a área da janela deve ser superior à 1/6 da área do piso;
- nas salas, nos banheiros e na cozinha, a proporção pode ser menor, com valores mínimos de 1/8;
- se a janela der para paredes ou prédios, a proporção deverá ser maior;
O que é coeficiente de luz diurna?
Ouça em voz altaPausarDado um Ponto de Referência (PR) localizado no interior de uma edificação, o Coeficiente de Luz Diurna (CLD) é definido como a razão entre a iluminância natural desse ponto interior e a iluminância de um plano horizontal exterior iluminado naturalmente, com ambas as medidas tomadas no mesmo instante.
O que é desempenho Lumínico?
Ouça em voz altaPausarDesempenho lumínico na NBR 15575 A norma de desempenho estabelece ainda níveis mínimos de conforto de iluminação natural e artificial dentro das edificações habitacionais, que devem ser avaliados em projeto e ao final da obra.
Como realizar um cálculo de iluminação?
Com ele, fica muito mais fácil e rápido realizar um cálculo luminotécnico. O usuário pode planejar um sistema de iluminação a partir de uma biblioteca pré-definida. Em apenas algumas etapas, é possível inserir as dimensões do ambiente e selecionar os requisitos de iluminação, assim como o fator de manutenção a partir do perfil de utilização.
Como calcular o nível de iluminação artificial?
Para avaliar se o tipo de iluminação artificial está bem dimensionado para o ambiente, precisaremos calcular o nível de iluminância. Neste exemplo iremos considerar as porcentagens de reflectância de 10% para o piso (tom escuro), 50% para a parede (tom médio) e 80% para o teto (tom claro).
Quais os procedimentos para a iluminação natural?
2.4 – Metodologia e Procedimentos As aferições deverão ser realizadas com auxilio do aparelho adequado, luxímetro, de acordo com o roteiro apresentado a seguir, para três situações determinadas: iluminação natural, iluminação artificial e iluminação natural + artificial.
Qual o coeficiente para a iluminação?
Se o coeficiente adotado para a iluminação for de 1/8 do piso com uma janela de dimensões de 2,00 x 1,00 m teremos dessa forma o seguinte quadro: AREA PISO COEF. AREA EXIGIDA AREA PROJETADA 12,00 1/8 1,50 2,00 Para a ventilação o coeficiente será de 0,5 em relação à iluminação, então teremos o seguinte quadro: VENT. AREA EXIGIDA VENT.