Como calcular a biodisponibilidade?
Como calcular a biodisponibilidade?
A biodisponibilidade costuma ser avaliada determinando-se a área sob a curva de concentração plasmática em relação ao tempo (AUC — Relação representativa entre concentração plasmática e tempo após uma dose oral única de um fármaco hipotético ). A medida mais confiável da biodisponibilidade de um fármaco é AUC.
Qual a meia-vida de eliminação do fármaco?
Esta "meia-vida de eliminação", frequentemente abreviada na literatura como t1/2b, indica como será a velocidade de desaparecimento do fármaco após administração de uma dose única ou após o término de um longo período de terapia; normalmente, esta também ocorre em um período que varia de 4 a 6 meias-vidas do fármaco.
Qual a meia-vida de um medicamento?
Por exemplo, se a quantidade que encontramos de um certo fármaco no organismo é de 100 mg e que sejam necessários 45 minutos para que esta quantidade chegue a 50 mg, temos que a sua meia-vida é de 45 minutos. O conceito de meia-vida também é bastante usado quando se trabalha com substâncias radioativas.
Quais são as fórmulas para cálculo de meia-vida?
Porcentagem do material radioativo restante após um tempo de decaimento; Idade de um material radioativo. Por envolver raciocínio matemático, podemos utilizar as fórmulas a seguir para a realização dos cálculos envolvendo a meia-vida:
Qual o tempo de meia-vida?
O tempo de meia-vida ou t1/2 é um importante parâmetro farmacocinético. A caracterização de um evento farmacocinético pelo valor da meia-vida possibilita uma estimativa da rapidez com que o processo ocorre, originando dados importantes para a interpretação dos efeitos terapêuticos ou tóxicos dos fármacos, da duração do efeito farmacológico e do ...