Como se calcula o número atômico de um elemento?
Como se calcula o número atômico de um elemento?
- O número de prótons é o número atômico representado no lado inferior esquerdo do elemento. Visto que esse íon ganhou três elétrons, a sua quantidade de prótons permanece a mesma que no estado fundamental, assim temos que os prótons são 15.
- O número de massa é mostrado no lado superior esquerdo do elemento.
Como calcular o número de prótons?
Com base nessas informações, podemos calcular o número atômico ou número de prótons, o número de massa, o número de nêutrons e o número de elétrons dos átomos ou dos íons. Veja como isso pode ser feito nos dois exemplos a seguir:
Qual o número de prótons e elétrons?
Os prótons são partículas no núcleo de um átomo que têm carga positiva. Já os elétrons são partículas com carga negativa. Logo, um elemento em estado neutro terá o mesmo número de prótons e elétrons. Por exemplo, o Boro (B) tem número atômico 5, e portanto cinco prótons e cinco elétrons.
Qual o número atômico do elemento químico?
O número atômico é único de cada elemento químico. Ele é simbolizado pela letra Z e corresponde ao número de prótons presentes no núcleo. Esse número pode ser visto ao lado do símbolo do elemento químico, subscrito à esquerda, no canto inferior. Por exemplo, se tomarmos o elemento 20 Ca 40, seu número atômico é 20, de acordo com a Tabela Periódica.
Como calcular o número atômico do íon?
Para calcular a quantidade restante deles, subtraia a quantidade de carga extra do número atômico. No caso de um íon positivo, há mais prótons do que elétrons. Por exemplo, Ca 2+ tem carga +2, portanto perdeu 2 elétrons do estado natural. O número atômico do Cálcio é 20, portanto o íon tem 18 elétrons.