Como encontrar o momento de inércia?
Como encontrar o momento de inércia?
A equação M = I. α relaciona o módulo do torque M com a aceleração angular α e com a quantidade I que representa a inércia rotacional do objeto. A quantidade I é conhecida como o momento de inércia do corpo e a sua unidade no SI é kg.
Qual a expressão para o cálculo do momento de inércia?
Mas para objetos como uma barra, ou um disco, ou uma esfera, qual seria a expressão para o cálculo do momento de inércia? Para estes casos, aplica-se o cálculo integral utilizando a distribuição contínua de massa, cujo elemento de massa é dm ao longo do corpo com comprimento x, como se segue.
Qual é o momento de inércia?
Ela é denominada momento de inércia. Assim como um corpo massivo apresenta sua tendência de permanecer em seu estado inicial de movimento com uma velocidade constante, que inclusive pode ser zero, no caso em que o somatório das forças atuantes é nulo, também existe uma resistência à mudança no movimento rotacional.
Por que o eixo principal do círculo é inércia?
Bom, resumindo, podemos concluir que o eixo principal do círculo quando observamos ele com vista lateral, é o momento principal de inércia do círculo. Isso acontece porque a velocidade angular é um tipo de velocidade que somente possui a componente z, e o tensor de inércia nessas circunstâncias, tem elementos de matriz.
Como podemos ver este elemento na circunferência do círculo?
Neste caso, podemos ver este elemento como o iésimo pedacinho da circunferência do círculo, um pedaço muito pequeno da circunferência (anel). Esse pequeno pedacinho do círculo possui massa “dmi”, caracterizado por um vetor posição, chamado de “ri”.