O que seria a sociedade de controle na concepção de Deleuze?
Índice
- O que seria a sociedade de controle na concepção de Deleuze?
- Qual é o conceito de poder em Foucault?
- Como se caracterizam as sociedades disciplinares?
- O que é modulação Deleuziana?
- Quem controla a sociedade?
- Qual é o objetivo do controle social?
- Quem detém o poder Segundo Foucault?
- O que são microesferas de poder?
- Quando surge a sociedade disciplinar?
- Quais são os mecanismos disciplinares?
- Quais são as três formas de poder?
- Como o poder político é legítimo?
- Qual o significado da palavra poder?
O que seria a sociedade de controle na concepção de Deleuze?
De uma sociedade vista por Foucault como “Disciplinar”, para um modelo de sociedade identificada por Gilles Deleuze (1992) como de “controle”. ... A chamada sociedade de controle é um passo à frente da sociedade disciplinar. Não que esta tenha deixado de existir, mas foi expandida para o campo social de produção.
Qual é o conceito de poder em Foucault?
Foucault rompe com as concepções clássicas deste termo e define o poder como uma rede de relações onde todos os indivíduos estão envolvidos, como geradores ou receptores, dando vida e movimento a essas relações. Para ele, o poder não pode ser localizado e observado numa instituição determinada ou no Estado.
Como se caracterizam as sociedades disciplinares?
Nas sociedades disciplinares, as instituições sociais assumem papéis de vigilância, normatização e exame constante dos sujeitos, de tal maneira que o poder, exercido minuciosamente, marca os corpos e lhes impõe condutas. O tipo de poder de uma sociedade disciplinar tende a separar, prender, controlar e punir.
O que é modulação Deleuziana?
Modulação e a importância da mobilidade do conceito Os confinamentos são 'moldes', distintas moldagens, mas os controles são uma 'modulação', como uma moldagem auto-deformante que mudasse continuamente, a cada instante, ou como uma peneira cujas malhas mudassem de um ponto a outro (DELEUZE, 2008c, p. 221).
Quem controla a sociedade?
O controle social é a participação do cidadão na gestão pública. O termo inclui fiscalização, monitoramento e controle das ações da Administração Pública que a população realiza. É um importante mecanismo de fortalecimento da cidadania que contribui para aproximar a sociedade do Estado.
Qual é o objetivo do controle social?
O controle social é a participação da sociedade na administração pública, com objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações de Governo, a fim de solucionar os problemas e assegurar a manutenção dos serviços de atendimento ao cidadão.
Quem detém o poder Segundo Foucault?
O poder passa através do indivíduo que ele constituiu” (FOUCAULT, 1989, p. ... O poder deve ser analisado como algo que circula, ou melhor, como algo que só funciona em cadeia. Nunca está localizado aqui e ali, nunca está em mãos de alguns, nunca é apropriado como uma riqueza ou um bem.
O que são microesferas de poder?
Os “micropoderes” (família, Igreja, etc) são detentores de grande influência nas atitudes humanas, deixando os homens aptos para o controle do Estado. Não se deve esquecer de que Foucault estabelece outro conceito de dominação: o “biopoder”.
Quando surge a sociedade disciplinar?
De acordo com Foucault, as sociedades disciplinares surgem no século XVIII, atingem seu apogeu no século XX e entram em processo de decadência a partir desse período, dando lugar ao surgimento de uma nova forma de organização social. Essa nova sociedade foi definida por Deleuze como sociedade de controle.
Quais são os mecanismos disciplinares?
Os instrumentos da vigilância, da sanção normalizadora e do exame, permitem a realização daquilo a que Michel Foucault chama de grandes funções disciplinares. Essas funções podemos dividir em sua forma de: Distribuição espacial; Controle das atividades; Organização das gêneses; Composição das forças.
Quais são as três formas de poder?
Normalmente, essas três formas de poder são exercidas pelos mesmos grupos dentro de uma sociedade, sendo que o poder burocrático estatal tende a ser controlado por quem tem o poder econômico e o poder ideológico. Leia mais: Anarquismo – teoria política que visa à supressão do Estado e das instituições de poder
Como o poder político é legítimo?
O poder político é legítimo, desde que vise alcançar os fins de uma comunidade política. Normalmente, essas três formas de poder são exercidas pelos mesmos grupos dentro de uma sociedade, sendo que o poder burocrático estatal tende a ser controlado por quem tem o poder econômico e o poder ideológico.
Qual o significado da palavra poder?
A palavra poder vem do latim potere, e seu significado remete-nos à posse de capacidade ou faculdade de fazer algo, bem como à posse do mando e da imposição da vontade.