Como calcular o teste Z?

Índice

Como calcular o teste Z?

Como calcular o teste Z?

Exemplo de Teste Z para 1 amostra

  1. Abra os dados amostrais, ConteúdoDeGordura. ...
  2. Selecione Estat > Estatísticas Básicas > Teste Z para 1 Amostra.
  3. Na lista suspensa, selecione Uma ou mais amostras, cada uma em uma coluna e insira Percentual de Gordura.
  4. Em Desvio padrão conhecido, insira 2,6 .

Como interpretar o teste Z?

Para um teste bilateral, se o valor absoluto do valor-z for maior do que o valor crítico, você deve rejeitar a hipótese nula. Se o valor absoluto do valor-z for menor do que o valor crítico, você não deve rejeitar a hipótese nula.

Como calcular o p-valor?

Caso tivéssemos realizado um teste unilateral, usaríamos a fórmula T.INV (em português, INV.T). Informa-se como parâmetros o p-valor recém calculado e os graus de liberdade.

Como calcular o valor z?

Para calcular o valor Z, você precisa saber e média (μ) e o desvio-padrão (σ) do seu conjunto de dados. A fórmula para calcular um valor Z é (x–μ)/σ, em que x é um dado selecionado do seu conjunto de dados.

Quais são as fórmulas do Excel?

No entanto, para sua utilização é preciso que o pesquisador tenha certa familiaridade com estatística e com as fórmulas do Excel (em oposição ao SPSS, por exemplo, que apresenta menus práticos em que basta clicar para efetuar o teste).

Como utilizar o Excel para testes estatísticos?

O Excel é uma ferramenta de maior acessibilidade em comparação aos softwares estatísticos, e possui diversas funções para cálculo de testes estatísticos. No entanto, para sua utilização é preciso que o pesquisador tenha certa familiaridade com estatística e com as fórmulas do Excel (em oposição ao SPSS, por exemplo, ...

Postagens relacionadas: