Como calcular o valor da constante de uma mola?

Índice

Como calcular o valor da constante de uma mola?

Como calcular o valor da constante de uma mola?

k: constante elástica da mola (N/m); x: deformação da mola (m). A constante elástica da mola depende principalmente da natureza do material de fabricação da mola e de suas dimensões. Sua unidade mais usual é o N/m (newton por metro) mas também encontramos N/cm; kgf/m, etc.

Como calcular a constante elástica da mola?

Nós calculamos a constante elástica de uma mola pela Lei de Hooke ( ou Principio da Força Elástica). Vamos enunciar a Lei de Hooke: F = k . X em que: F = força elástica. k = constante elástica da mola. X = variação da deformação da mola. Dessa forma é só isolar o k , na equação, para sabermos a constante: k = F. X.

Quais são as constantes elásticas?

Molas que apresentam grandes constantes elásticas são mais dificilmente deformadas, ou seja, para fazer o seu comprimento variar, é necessário que se aplique uma força maior. A constante elástica é uma grandeza escalar, e a sua unidade de medida, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades, é o N/m (newton por metro).

Qual a fórmula utilizada para o cálculo da força elástica?

De acordo com a lei de Hooke, quando uma força é aplicada sobre uma mola, ela é capaz de deformar a mola, consequentemente, a mola produz uma força contrária à força externa, chamada de força elástica. Essa força torna-se maior de acordo com a deformação da mola. Veja a fórmula utilizada para o cálculo da força elástica:

Como medir a força de um elástico?

Vamos medir a força que ele faz, em função do aumento de seu comprimento. Esse experimento é considerado de baixo custo pelo fato de fazer uso de materiais encontrados no dia a dia. O objetivo principal desta atividade experimental é determinar o valor da constante elástica de um elástico.

Postagens relacionadas: