Qual é o agente causador da hanseníase?
Qual é o agente causador da hanseníase?
Possui como agente etiológico o Mycobacterium leprae, bacilo que tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, e atinge principalmente a pele e os nervos periféricos com capacidade de ocasionar lesões neurais, conferindo à doença um alto poder incapacitante, principal responsável pelo estigma e ...
Qual é o modo de transmissão da hanseníase?
Como a hanseníase é transmitida? A transmissão ocorre quando uma pessoa com hanseníase, na forma infectante da doença, sem tratamento, elimina o bacilo para o meio exterior, infectando outras pessoas suscetíveis, ou seja, com maior probabilidade de adoecer.
Quais as doenças que mais se propagam?
O mapa mostra doenças como a gripe H1N1, a febre amarela, o ebola e a zika e os países onde elas mais se encontram em situação preocupante. No Brasil, os cientistas destacam a febre amarela, a malária e a Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus (SCPH), zoonose que pode ser transmitida por roedores silvestres.
O que é Hanseníase Dimorfa?
Hanseníase borderline ou dimorfa: manchas e placas, acima de cinco lesões, com bordos às vezes bem ou pouco definidos, com comprometimento de dois ou mais nervos, e ocorrência de quadros reacionais com maior frequência.
Quais são as doenças endêmicas?
Essas doenças foram e são, a malária, a febre amarela, a esquistossomose, as leishmanioses, as filarioses, a peste, a doença de Chagas, além do tracoma, da bouba, do bócio endêmico e de algumas helmintíases intestinais, principalmente a ancilostomíase.
Quais são as doenças da epidemia?
De acordo com o evoluir da história da humanidade, várias epidemias foram registradas. Doenças como a Varíola, a Malária, a Tuberculose, o Tifo Epidêmico, a Poliomielite, a Febre Amarela e, mais recentemente, a AIDS, assolaram a população mundial em diferentes épocas.