Como calcular o trabalho com pressão constante?
Como calcular o trabalho com pressão constante?
Assim, o trabalho de um gás, sob pressão constante, pode ser calculado pelo produto da pressão pela variação de volume do gás. - Se o gás se expande, ΔV > 0. Assim, teremos τ > 0 e dizemos que o gás realiza trabalho; - Se o gás se contrai, ΔV < 0.
O que é uma pressão constante?
A transformação isobárica é aquela em que, num processo termodinâmico de um gás ideal, a pressão permanece constante durante o processo. ... "Quando a pressão de uma amostra de gás permanece constante, a sua temperatura é diretamente proporcional ao seu volume."
Quando o trabalho realizado por um gás é positivo?
Caso haja uma expansão (aumento de volume) o trabalho será positivo; em caso contrário, numa contração do gás, o trabalho será negativo.
Qual a pressão do gás?
Na Fig. 1 representamos um gás contido em um cilindro provido de êmbolo móvel. A pressão (p) do gás é a soma da pressão atmosférica com a pressão causada pelo peso do êmbolo. Suponhamos que o gás seja aquecido, ocasionando uma expansão, isto é, um aumento de volume (Fig. 2), passando do volume V 1 para o volume V 2.
Como trabalhar sob pressão constante?
Trabalho à pressão constante. Trabalho sob pressão constante Vamos considerar a figura acima, na qual temos um cilindro fechado em uma extremidade, contendo uma porção de gás em seu interior, e um êmbolo que pode se movimentar sem atrito deixando o gás isolado do meio externo.
Como calcular o trabalho realizado por gás?
O trabalho realizado por um gás também pode ser calculado a partir de um gráfico da pressão em função do volume: O gráfico da pressão P em função do volume V permite calcularmos o trabalho realizado pelo gás.
Será que a pressão externa vai comprimir o gás?
Já para um processo irreversível, vamos pensar em uma situação onde a pressão externa é 2 atm antes da expansão e 1 atm depois da expansão. Nesse caso, uma mudança infinitesimal não vai comprimir o gás de volta...