Qual valor da multa por atraso do INSS autônomo?
Qual valor da multa por atraso do INSS autônomo?
Mais de 5 anos de atraso O valor a ser pago para cada mês é 20% da média das suas 80% maiores contribuições, já corrigidas, desde julho de 1994 até o mês anterior ao pagamento em atraso. Vão incidir também: Juros de, no máximo, 50% (0,5% por mês de atraso, capitalizado anualmente); Multa de 10%.
Como calcular o valor do INSS em atraso?
Existem duas formas de calcular o valor das suas contribuições ao INSS em atraso, sendo que uma contempla as parcelas vencidas a mais de cinco anos e a outra trata dos atrasos inferiores a esse prazo. Nesse caso o cálculo pode ser efetuado diretamente no site oficial da Receita Federal.
Como fazer o pagamento em atraso do INSS?
Se você ainda não fez o pagamento em atraso deste período, é possível entrar com um pedido judicial para corrigir o cálculo do INSS e pagar o valor certo. Se você já fez o pagamento em atraso, é possível entrar com um pedido judicial para pedir a restituição dos juros e multas pagos ao INSS.
Como calcular o valor do INSS?
Também é de livre escolha do segurado a definição do o valor que contribuirá ao INSS. O cálculo do valor é baseado na média de 80% de suas maiores contribuições, já corrigidas a partir de julho de 1994 até o mês anterior ao do requerimento. Sobre o valor médio incide multa de 50% e juros de 0,5% ao mês, limitado a 50%.
Como calcular multa e juros do INSS em atraso?
O cálculo da multa e juros do INSS em atraso As parcelas vencidas a menos de 5 anos podem ser calculadas diretamente no site oficial da Receita Federa l. Para isto, basta preencher as lacunas pedidas e o próprio site já calcula quanto você tem que pagar.