Qual o valor normal do colesterol VLDL?
Qual o valor normal do colesterol VLDL?
Colesterol VLDL Os valores considerados normais devem ser estar em torno de 200mg/dL; Ligeiramente altos quando estão entre 2 mg/dL e altos quando estão acima de 240 mg/dL.
Como calcular o valor do LDL colesterol?
Para tal, aplica-se a fórmula LDL= CT-HDL –TG/X, onde X é um fator que varia de 3,1 a 11,9, dependendo da concentração encontrada de triglicérides na amostra.
Como é feito o exame dosagem de colesterol total?
Em um hospital ou laboratório, o exame de lipidograma é realizado por um profissional de saúde da seguinte forma:
- Com o paciente sentado, é amarrado um elástico em volta do seu braço para interromper o fluxo de sangue. ...
- O profissional faz a limpeza com álcool da área do braço a ser penetrada pela agulha.
Como calcular o colesterol VLDL?
Como é calculado o colesterol VLDL? VLDL significa lipoproteína de densidade muito baixa. É um dos três tipos comumente conhecidos de colesterol. Os outros dois tipos são LDL (lipoproteína de baixa densidade) e HDL (lipoproteína de alta densidade). Medir os níveis de colesterol no seu corpo ajuda a revelar o seu estado metabólico.
Qual o preparo para o teste de VLDL?
É necessário algum preparo para garantir a qualidade da amostra? Como o VLDL geralmente é calculado a partir da dosagem dos triglicérides, o preparo é o mesmo necessário para o teste de triglicérídes: jejum por 9 a 12 horas antes da coleta (apenas água é permitida) e abstinência de álcool nas 24 horas anteriores ao teste. Quando o exame é pedido?
Como pode ser medida a concentração de VLDL?
A concentração de VLDL, assim como das demais frações lipoproteicas, pode ser medida com técnicas como eletroforese de lipoproteínas e ultracentrifugação. Entretanto, essas técnicas são complexas e de alto custo e normalmente não são usadas em laboratórios de patologia clínica.
Quais os riscos do colesterol VLDL alto?
Riscos do VLDL alto. Valores elevados de colesterol VLDL aumentam o risco de formação de placas de ateroma e entupimento dos vasos sanguíneos, o que pode causar problemas como infarto, pressão alta e AVC.