Como calcular o valor do registro do primeiro imóvel?
Índice
- Como calcular o valor do registro do primeiro imóvel?
- Qual o desconto para documentação do primeiro imóvel?
- Como obter 50 de desconto no registro do primeiro imóvel?
- Qual o valor do registro de imóveis?
- Como fazer o registro imobiliário?
- Quais são os gastos de redação e registro do imóvel?
- Quais são as questões que norteiam o registro do imóvel?
Como calcular o valor do registro do primeiro imóvel?
Para saber qual o valor do registro do primeiro imóvel no cartório, é preciso saber o montante total das taxas de registro e escritura do imóvel para abater 50%. Não se esqueça de pedir o desconto ao cartório, já que ele não é obrigado a oferecer o abatimento.
Qual o desconto para documentação do primeiro imóvel?
Segundo a Lei 6015/73, que trata de registros públicos, qualquer pessoa que financia a compra de uma residência pela primeira vez pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) tem o direito a um desconto de 50% no valor das taxas de registro e escritura do imóvel. ...
Como obter 50 de desconto no registro do primeiro imóvel?
"Para obter o desconto, o comprador preenche uma declaração firmada de próprio punho, perante o cartório, atestando que aquele imóvel é o seu primeiro, responsabilizando-se pela afirmação nos termos da lei", orienta. Guilherme Guedes também explica que o comprador têm recursos caso o cartório negue o desconto.
Qual o valor do registro de imóveis?
O valor do registro é baseado no maior valor entre a avaliação do imóvel e o valor no ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis). Para consultar o valor a ser pago, deve ser consultada a Tabela de Emolumentos do Registro de Imóveis em nosso site.
Como fazer o registro imobiliário?
Para realizar o registro é preciso verificar o preço, que varia de acordo com cada estado do país e, nestes estados, é tabelado também de acordo com o valor do imóvel. Estas tabelas ficam disponíveis no portal eletrônico do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB).
Quais são os gastos de redação e registro do imóvel?
No caso dos valores acima, eu também considero muito dinheiro, já que o trabalho que eles fazem é a redação da escritura e o registro. Sei lá, mas é grana demais para pouca coisa. Não inclui gastos como reconhecimento de firmas (assinaturas), emissão de certidão do imóvel e outras pequenas despesas.
Quais são as questões que norteiam o registro do imóvel?
No caso das questões que norteiam o registro estão os impostos e taxas cartoriais que serão comprados na compra de um imóvel, e que podem custar até 4% do valor da propriedade. Para realizar o registro é preciso verificar o preço, que varia de acordo com cada estado do país e, nestes estados, é tabelado também de acordo com o valor do imóvel.